✓ supressoras - mecanismos de resistência; ✓ danificam células (liberando nutrientes); ✓ liberam enzimas degradativas; ✓ criam micro-ambiente favorável ao patógeno; ✓ facilitam a movimentação do patógeno; ✓ promovem e/ou aceleram a senescência dos tecidos; ✓ inibem invasão secundária por outros microrganismos.
- danificando cél., liberando nutrientes às atividades do patógeno; - ocasionando a liberação de enzimas degradativas; - criando micro-ambiente favorável ao patógeno; - facilitando a movimentação do patógeno; - promovendo e/ou acelerando a senescência dos tecidos; - inibindo a invasão 2ária da planta por outros ...
Muitos fungos e bactérias patogênicas entram nas plantas somente através dos estômatos. Contudo, a maioria dos patógenos podem forçar sua passagem através de estômatos fechados. Alguns, como o fungo Puccinia graminis f.
Alguns fitopatógenos podem causar também enfermidades por crescerem e se multiplicarem no xilema ou no floema da planta e, por essa via, bloquearem o transporte de água e de nutrientes desde as raízes às folhas ou o fluxo de seiva desde as folhas ao resto da planta.
O primeiro passo para a infecção de um fungo é a adesão de seus esporos à superfície da planta. Para tal, os fungos empregam diferentes estratégias, como a produção de adesinas, enzimas, lectinas, interações iônicas e contato hidrofóbico com a cutícula da planta.
Dentre as defesas utilizadas pelas plantas estão a resposta hipersensitiva (HR), resistência sistêmica adquirida (SAR), indução de proteínas relacionadas à patogênese (PR-Proteínas) e compostos sinalizadores, como por exemplo, ácido salicílico e peróxido de hidrogênio.
Em vídeo no canal Plantas Daninhas do Agro a professora Ana Ligia Giraldeli destaca que atualmente são conhecidos cinco mecanismos de resistência, sendo eles: Alteração no sítio de ação do herbicida. Amplificação gênica. Metabolização ou desintoxicação.
A ativação do mecanismo de defesa da planta ocorre por meio de uma cascata de eventos e sinais que se inicia no reconhecimento pela planta do agente agressor e culmina com a ativação das barreiras físicas e químicas envolvidas no processo.
Os fitopatógenos são classificados quanto às exigências nutricionais em biotróficos, hemibiotróficos e necrotróficos (10). Os danos causados as culturas pelos agentes necrotróficos são mais severos no sistema plantio direto sob monocultura (1, 6).
MECANISMOS DE ATAQUE DE FITOPATÓGENOS E DE DEFESA DAS PLANTAS Componentes do triângulo da doença Hospedeiro (Suscetível) Ambiente (adequado) Patógeno (Virulento) Ciclo das relações patógeno-hospedeiro (Ciclo da doença)
Penetração: direta (Fungos) aberturas naturais (Fungos e bactérias) ferimentos (Fungos, Bactérias e vírus) Penetração direta – força mecânica Maioria - enzimas Hospedeiro: barreiras físicas e químicas MECANISMOS DE ATAQUE DOS PATÓGENOS
Patógeno: penetrar colonizar os tecidos do hospedeiro retirar nutrientes e neutralizar reações de defesa da planta Substâncias envolvidas: Enzimas Toxinas Hormônios Polissacarídeos MECANISMOS DE ATAQUE DOS PATÓGENOS 2 mecanismos de ataque de fitopatógenos 1.
Patógeno e toxina : especificidade semelhante em relação ao hospedeiro; resistência ou suscetibilidade do hospedeiro análoga à insensibilidade ou sensibilidade do mesmo à toxina Virulência varia com a capacidade de produção de toxina A toxina provoca nos hospedeiros suscetíveis os sintomas característicos da doença TOXINAS ESPECÍFICAS
Como são feitas as normas ABNT?
Como funciona os pontos da Avon?
Como são feitas as aulas de pilates?
Como saber se a minha TV é Full HD?
Qual é o elemento visual que pode representar simetria ou assimetria na imagem?
Como ver se o salário maternidade foi aprovado?
Como saber o tamanho da minha mão?
Como são feitas as bonecas hoje em dia?
Como impermeabilizar madeira para ficar no tempo?
Quem escreveu o primeiro livro do Novo Testamento?
Quais as características da pintura corporal indígena?
Como são feitos testes de DNA que ajudam na solução de crimes?
Como saber se a pessoa já fez a transferência do veículo?
Quais são os exames realizados na medicina nuclear?
Como saber se um site é certificado?