Esses diferentes tipos de ossos estão ligados uns aos outros por meio das articulações ósseas, que podem ser móveis, como as do joelho, ou fixas (não permitindo a movimentação), como as dos ossos do crânio. Não pare agora...
Em uma articulação móvel, os ligamentos são responsáveis por manter os ossos no seu devido lugar, permitindo que eles resistam ao movimento. Esses ligamentos são constituídos de tecido conjuntivo fibroso e ligam-se à outra camada de tecido conjuntivo que reveste os ossos (periósteo).
As articulações (também denominadas popularmente por juntas) são conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos, nos vertebrados, ou entre os artículos dos apêndices dos invertebrados.
A medula óssea é um tecido esponjoso, localizada na parte interna e central dos ossos. É composto das células formadoras de sangue, células adiposas e tecidos de suporte. Uma pequena fração das células formadoras de sangue são as células tronco do sangue.
Elementos das articulações O líquido sinovial é viscoso, transparente e facilita os deslocamento entre duas partes ósseas. Com o envelhecimento, a produção desse líquido diminui, ocasionando dores nas articulações.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Ligamentos. Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.
As articulações, também chamadas de junturas, são o local de conexão entre os ossos. A função das articulações é garantir que os ossos do esqueleto permaneçam unidos e que sejamos capazes, por exemplo, de nos movimentar.
Em uma articulação móvel, os ossos mantêm-se no lugar, devido aos ligamentos, cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso. O sistema muscular é representado pelos músculos.
Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
Se todas as partes da marionete fossem rígidas, soldadas umas às outras, o boneco não se movimentaria. O nosso esqueleto funciona da mesma forma: dá estrutura ao corpo. Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar.
O esqueleto é constituído por diversos ossos e estruturas associadas, como as cartilagens, tendões e ligamentos. O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto.
Quem é mais forte Omni Man ou Saitama?
Como mudar o mundo hardcore para Survival?
Quais as vantagens de obter uma sala de controle em um processo industrial?
Como calcular volume de água em caixa redonda?
Qual o nome da doença que faz a pessoa esquecer as coisas?
Quem toma meloxicam pode tomar nimesulida?
O que fazer quando a empresa não cumpre acordo judicial?
Quem são os republicanos nos EUA?
Quem era o vice de Fernando Collor de Melo?
Qual vai ser o valor do Auxílio Brasil em dezembro?
Quando ocorreu o surgimento da filosofia?
O que acontece quando ocorre uma sobrecarga de energia?
Como usar a fórmula classificar?
Quanto tempo leva para uma pessoa tomar uma bolsa de sangue?
Quanto custa para pescar na plataforma de Tramandaí?