Os tratamentos de metais são procedimentos que permitem modificar e melhorar as propriedades físicas e mecânicas desses materiais. Eles podem ser feitos por meio do aquecimento e resfriamento das peças, mudando a sua forma e características para que elas atendam a uma determinada função.
Aquecimento ou refrigeração são as principais atividades envolvidas no tratamento. Estes processos são realizados a temperaturas extremas. O procedimento é destinado a fazer a modificação na forma do metal, como desejado, tornando o material mais duro ou mais flexível.
A dureza e a força obtidas dependem da temperatura à qual o temperamento é realizado. Temperaturas mais altas resultarão em alta ductilidade, mas com baixa resistência e dureza. Temperaturas mais baixas produzirão baixa ductilidade, mas alta resistência e dureza.
Fluência: Os materiais podem se deformar lenta e continuamente ao longo do tempo sob carga ou tensão constante quando sujeitos a uma temperatura suficientemente alta, caracterizando o fenômeno da fluência. A degradação dos materiais devido à fluência pode ser classificada em dois tipos: mecânica e ambiental.
As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
15 curiosidades que você vai gostar
Assim, as deformações podem ser elásticas, plásticas ou deformações por rutura. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a força de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial.
Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Figura 1 - A tensão excessiva em materiais frágeis como este encontro de ponte de concreto pode provocar sua deformação até a ruptura. Pela medição da deformação, os engenheiros podem prever a tensão do material.
A fluência é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, em função do tempo. A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais.
De um modo geral para que ocorra fadiga é necessário que três fatores sejam aplicados juntos: solicitações dinâmicas, solicitações de tração e deformação plástica. A falha por fadiga ocorre devido a nucleação e propagação de defeitos em materiais devido a ciclos alternados de tensão/deformação.
2) Quais são os fatores que afetam a Fluência? A temperatura, microestrutura, composição química (solução solida, precipitados...), meio ambiente (meios corrosivos, gasosos e salinos etc...), o nível de tensão aplicada e o tempo de exposição afetam as características da fluência.
Verificou-se que as mudanças nas propriedades mecânicas do produto final dependem do tipo de matéria-prima, tamanho de partícula e proporção da fibra utilizada, bem como a adição de agentes de ligação.
O comportamento mecânico de um material reflete a relação entre sua resposta ou deformação a uma carga ou força que esteja sendo aplicada. Algumas propriedades mecânicas importantes são a resistência, a dureza, a ductibilidade e a rigidez.
As propriedades mecânicas de um material são determinado a partir de ensaios mecânicos. Esses ensaios são realizados a partir de CP (corpos de prova) com dimensões e forma especificadas em normas técnicas.
...
ResiliênciaTração.Compressão.Fluência.Dobramento.Dureza.
Os tratamentos de metais são procedimentos que permitem modificar e melhorar as propriedades físicas e mecânicas desses materiais. Eles podem ser feitos por meio do aquecimento e resfriamento das peças, mudando a sua forma e características para que elas atendam a uma determinada função.
Os materiais podem experimentar dois tipos de deformação, a elástica e a plástica. Na deformação plástica é permanente e as ligações entre os átomos são rompidas e formadas novamente.
Agora, veja de forma mais clara as principais propriedades mecânicas relacionadas ao aço: • resistência à tração; • elasticidade; • ductilidade; • resiliência; • dureza; • tenacidade, entre outras.
O que é Fadiga? A definição de fadiga segundo a norma ASTM é a seguinte: “Processo progressivo e localizado de modificações estruturais permanentes ocorridas em um material submetido a condições que produzam tensões e deformações cíclicas que pode culminar em trincas ou fratura após um certo número de ciclos. ”
Resistência a fadiga é a capacidade de um material suportar a estes carregamentos cíclicos com um mínimo de redução na resistência nominal por um maior número de ciclos.
As falhas por fadiga geralmente se iniciam a partir de uma pequena trinca ou fissura do material, estas são geradas a partir de elementos considerados como concentradores de tensão, ou seja, detalhes presentes na peça onde as maiores tensões se concentram.
O que é fluência (na Engenharia Mecânica)
A fluência é a deformação plástica que ocorre em um corpo submetido a uma tensão constante abaixo do limite de escoamento, em função do tempo. Esse fenômeno é afetado principalmente pela temperatura.
FLUÊNCIA – comportamento do material submetido a tensão inferior ao limite de escoamento por tempos longos e temperaturas elevadas quando o material é metálico. materiais em função das suas componentes elásticas e viscosas e dependentes do TEMPO e TEMPERATURA.
Fenômeno pelo qual metais e ligas tendem a sofrer deformações plásticas quando submetidos por longos períodos a tensões constantes, porém inferiores ao limite de resistência normal do material. Pode ser ativada pela temperatura (sua ocorrência é comum a temperaturas elevadas), e se manifesta com o passar do tempo.
Deformação Mecânica é a mudança na forma de um material resultante da aplicação de força, e é medida pela mudança em seu comprimento. Ela pode ser de extensão ou de compressão.
A teoria afirma que a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele. Como exemplo, podemos pensar numa mola. Ao esticá-la, ela exerce uma força contrária ao movimento realizado. Assim, quando maior a força aplicada, maior será sua deformação.
Em física e engenharia, a deformação de um corpo contínuo (ou de uma estrutura) é qualquer mudança da configuração geométrica do corpo que leve a uma variação da sua forma ou das suas dimensões após a aplicação de uma ação externa (solicitação), a exemplo de uma tensão ou variação térmica que altere a forma de um corpo ...
Como faço para iniciar um programa no Windows?
Como recrutar orcs Shadow of Mordor?
O que fazer quando o escape não para?
O que fazer para atualizar meu Facebook?
Como ativar a Conjuração rápida no LoL?
Onde os tubarões-tigres vivem?
Como sair do laço de repetição?
O que significa as mãos suadas?
O que o urso pardo gosta de fazer?
Como usar 4 gigas de RAM em 32 bits?
O que fazer quando o radiador está vazando?
Como o sistema cardiovascular se relaciona com o sistema Urinario?
Quais ações não podem ser ajuizadas no JEC?
Como parar os videos automáticos do Instagram?
Como a tecnologia pode ajudar no crescimento das empresas?
O que colocar na base para parar de roer unhas?