Maias usavam chocolate como unidade monetária, aponta estudo Sim, para os Maias, o chocolate era dinheiro. ... Inicialmente o chocolate era ofertado como troca, mas a partir do final do século VII ela se torna de fato uma espécie de moeda – como um meio de pagamento.
O chocolate maia era uma bebida feita com grãos de cacau torrados e moídos, misturados com pimenta, água e fubá. Os maias despejavam a mistura de uma panela em outra para fazer uma bebida espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”.
Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.
Além do sal, os maias utilizavam também tecidos e cacau como moeda. Para a troca, os maias desta região viajavam em canoas ao longo da costa ou por rios para chegar aos mercados das grandes cidades da época, como Caracol e Tikal, e de outras comunidades.
Essas antigas civilizações consideravam o chocolate um alimento dos Deuses e o consumiam como bebida em rituais religiosos importantes. Desde aquela época o chocolate tinha grande valor e era valorizado, tanto que as sementes do cacau chegaram a ter a função de moeda corrente e usadas como meio de troca.
15 curiosidades que você vai gostar
Nessa época não se usava o cacau para fazer chocolate pois não existia esse conceito. Mas foram os Maias o primeiro povo a criar uma bebida derivada do cacau. Basicamente era uma bebida fermentada, feita com as sementes do cacau que eram torradas, moídas e misturadas com pimenta.
Os astecas acreditavam que essa divindade havia trazido do céu as sementes de cacau e, por isso, festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos. Para completar a cena, que mais parece ter saído de um filme de horror, eles ainda ofereciam às vítimas taças de chocolate!
Os maias cultivavam o milho (três espécies), algodão, tomate, cacau, batata e frutas.
Por elas, os comerciantes vendiam objetos de cerâmica, plumas, conchas, sal, sementes de cacau, roupas e outras mercadorias. Para a construção e manutenção de estradas e templos, o governo cobrava impostos em espécie (mercadorias). O imposto arrecadado também era usado para o pagamento dos funcionários do governo.
O milho era considerado um dos principais gêneros agrícolas da dieta alimentar maia. ... Além do milho, a abóbora, o feijão, o tomate e várias raízes eram alimentos usualmente consumidos pelos maias. A culinária maia também apreciava o uso de temperos e especiarias.
Admite-se que os índios astecas foram os primeiros chocólatras conhecidos da história. Eles coletavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada “chocolate” (líquido quente).
Em Porto Alegre os irmãos imigrantes alemães Franz e Max Neugebauer, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt, fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891, a qual é a mais antiga fábrica brasileira de chocolate.
600 – O chocolate nasceu na América pré-colombiana, entre 5.000 e 15.000 anos atrás. Os primeiros registros do consumo do cacau aparecem na civilização Maia, no sétimo século. Os Maias faziam uma bebida tônica com sementes de cacau, usada em cerimônias religiosas e batizada de “chacau haa” ou “Xocoatl”.
Durante a civilização maia era cultivado e, a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta.
O chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate.
O Chocolate era considerado sagrado para os Maias e Astecas
Para os Maias, vagens de cacau simbolizavam a vida e a fertilidade. As vagens foram muitas vezes utilizadas em rituais religiosos, incluindo cerimônias de casamento, e foi referida como o alimento dos deuses.
A principal atividade econômica maia era a agricultura, principalmente o cultivo de milho. Até hoje, o milho é um importante alimento para a base da alimentação no México. Plantavam também cacau, batata, algodão e tabaco.
A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura do milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-Estado.
A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato.
Posteriormente, domesticaram plantas, como o milho, a pimenta e o feijão, e ergueram cidades. A agricultura tinha grande importância na vida dos maias e o milho era a base da sua alimentação. Eles comiam milho assado, cozido ou na forma de farinha. Além do milho, cultivavam feijão, abóbora, algodão, cacau e abacate.
As pirâmides escalonadas são símbolos da arquitetura maia. ... As pirâmides eram, na verdade, um reflexo do grande conhecimento matemático na arquitetura maia. Uma mesma cidade poderia ter até 10 construções do tipo. Em Chichén Itzá, por exemplo, há o Templo de Kukulcán (também conhecido como El Castillo) e mais seis.
Na agricultura, cultivavam de mandioca, cacau, algodão, fumo e outras. Tinham também um sistema de irrigação muito avançado, com aquedutos e canais por onde transitavam barcos. Dentro do campo do conhecimento, os astecas não conheciam a roda, como todos os outros povos pré-colombianos.
De acordo com o texto, os astecas explicam a origem do cacaueiro como: a) Criação do deus Quetzalcoatl, que enviou a semente do cacau por um raio de sol. b) Invenção do imperador Montezuma, que gostava de beber chocolate todos os dias. ... d) Invenção do deus Quetzalcoatl, que trouxe a semente da Amazônia.
Os povos ancestrais o consideravam um alimento sagrado, tanto que seu nome científico significa “manjar dos deuses”. Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia.
Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. ... Além de servir como base para a bebida, que deveria ser ingerida ritualisticamente, as amêndoas de cacau circulavam como moeda.
Como pedir um lanche do Burger King?
Como pedir lanche de graça no Uber Eats?
Como funciona a licença maternidade na faculdade?
Como pedir isenção da taxa da ufpr?
Como faço para ter alta do INSS?
Como conseguir imagens de satélite atuais?
Como tirar detalhamento de crédito do INSS?
Como pegar o código do Google Analytics 2021?
Quem pode aplicar para o Green Card?
Como faço para obter um código de barras?
Como se faz a cor verde escuro?
O que é ativar um aparelho no Netflix?
Como representar um número na forma decimal?