Segundo Menéndez Fidai, "jograis eram todos aqueles que ganhavam a vida atuando perante um público, para recreá-lo com a música, com a literatura, com charlatanices ou com prestidigitações, acrobacias e mímicas." ... Jograis e segréis representam a antiga cultura popular da Península, sobretudo da Galiza.
Os jograis, músicos populares da Idade Média Precisavam dominar uma variedade de técnicas acrobáticas, com as quais pudessem atrair e entreter o público, fosse em feiras, nas proximidades de igrejas ou mesmo trabalhando para nobres senhores em seus castelos.
O que é Jogral: Jogral é atualmente conhecido como um modo de declamação de poemas ou canções por um coro, alternando entre o canto e a fala. ... No entanto, na Idade Média, até meados do século X, os jograis eram conhecidos por serem membros de classes humildes, ou seja, não pertenciam a nobreza.
Jogral, na lírica medieval, era o artista profissional, de origem popular (vilão, ou seja, não pertencendo à nobreza), que geralmente cantava ou tocava instrumentos musicais, como o alaúde ou a cítara. Alguns jograis compunham também as suas próprias melodias e poemas .
O menestrel, por sua vez, era um músico e cantor, podendo fixar-se numa corte ou permanecer em trânsito. Esse termo foi substituindo, a pouco e pouco, a denominação jogral. O trovador possuía, em geral, bons conhecimentos técnicos da arte de criar melodias, de executar instrumentos e de versejar.
Podemos estabelecer que a distinção entre o trovador e o jogral é que trovador era o responsável pela composição de suas poesias/músicas, enquanto que o jogral é um profissional cuja função era declamar poesias. ... O trovador realizava a composição e às vezes cantava suas canções.
Segrel: substantivo masculino Poeta medieval, que ia de terra em terra, desempenhando a sua profissão de trovador, recitando ou cantando as suas composições, mediante paga em dinheiro. Jogralesa: mulher que executa as atividades de jogral.
Resumo:No século XIII, período de apogeu da poesia galego-portuguesa, algumas mulheres se destacaram pela sua produção artística. Trata-se das jogralesas, mais conhecidas como soldadeiras, que interpretavam a música e a dança e recebiam um “soldo” como pagamento de sua arte, daí o seu nome.
As baladeiras ou soldadeiras eram as dançarinas e cantoras que também os acompanhavam nas apresentações e dramatizações das cantigas. ... Os trovadores escreveram ainda outros dois tipos de cantiga: as de escárnio e as de maldizer, dedicadas a satirizar e ridicularizar.
Jogral, na lírica medieval, era o artista profissional de origem popular que geralmente cantava ou tocava instrumentos musicais como o alaúde ou a cítara. Alguns jograis compunham também as suas próprias melodias e poemas.
Porque a ansiedade bate do nada?
É possível recuperar a cartilagem do quadril?
Quais são os princípios norteadores do Juizado?
Qual a base de cálculo do CSLL?
Como instalar a impressora L4150 no notebook?
Qual o primeiro grupo no qual vivemos?
Como ver o público do Instagram pelo celular?
Como saber qual a menor fração?
Porque a marcha lenta fica oscilando?
Qual o valor da cota de compras na Argentina?
Pode comer pão de forma na dieta?
Qual foi a origem da Reforma protestante?