Os intelectuais brasileiros do século XIX foram muito influenciados por duas diferentes correntes teóricas europeias na construção da ideia da identidade brasileira: o romantismo e o positivismo.
A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. ... É um tema relacionado com a identidade cultural, ou seja, o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo.
Identidade nacional é o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação. ... A exclusão se manifesta por meio da triagem e segregação dos indivíduos, já a participação promove a heterogeneidade e a expansão cultural.
A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822.
Já na transição para o século XIX, a cultura popular começou a ganhar espaço. Os irmãos Lumière, na França, foram responsáveis por uma importante transformação cultural na época. Com a criação do cinematógrafo, os irmãos deram origem à arte cinematográfica, ou sétima arte. Século XIX no Brasil
Na filosofia, foi o momento em que surgiram correntes como o Positivismo de Auguste Comte, o Marxismo de Karl Marx e Friedrich Engels e o Pragmatismo de Charlie Sanders Peirce, William James e Oliver Wendell. O século XIX também viu o surgimento de novidades no mundo das artes.
O século XIX foi marcado por guerras, revoluções, inovações e pensamentos que marcam a humanidade até os dias de hoje. Relembre esses momentos! Certamente o século XIX é um dos períodos históricos com maior número de acontecimentos bombásticos, como também, revolucionários.