No meio ecológico os insetos fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento ou se alimentando. Eles também controlam o crescimento de plantas e até permitem que algumas não sejam extintas”, contou o estudante.
Os insetos são muito importantes porque são capazes de sobreviver e se alimentar nos mais diversos ambientes como plantas, madeiras, néctar e até sangue. ... Alguns insetos possuem ainda importância médica, uma vez que provocam uma grande quantidade de doenças em seres humanos e animais.
Os insetos são importantes para o funcionamento de diversos ecossistemas, porque são utilizados como alimento por pássaros, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e invertebrados. Eles estão presentes em todos os níveis da cadeia alimentar, com exceção dos produtores (algas e plantas).
Esses insetos desempenham função importante no ciclo da matéria orgânica, já que ao rolar e enterrar as fezes eles adubam a área e auxiliam na decomposição da matéria. Além disso, ao realizarem a “limpeza” nos pastos, eles atuam diretamente no combate a pragas.
A própria reciclagem de nutrientes depende, em boa parte, de alguns insetos, que atuam na degradação inicial de restos de animais e vegetais, devolvendo a matéria orgânica e seus nutrientes ao ambiente. Produtos provenientes da atividade entomológica também são importantes para o próprio ser humano.
Formigas e cupins atuam sobre plantas mortas ou fungos, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo. Até as baratas são importantes, pois aproveitam quase todos os detritos orgânicos na alimentação e assim realizam a reciclagem dos nutrientes.
Alguns insetos têm importância médica por causarem doenças em animais ou em homens, outros por estarem sendo utilizados para o tratamento de doenças. O estudo dos insetos têm ajudado muitos cientistas a resolverem problemas relacionados com hereditariedade, evolução, sociologia e outras questões mais.
Mas além das medidas adotadas pelos organismos internacionais e governamentais, todos os indivíduos podem contribuir para a preservação do meio ambiente a partir de algumas mudanças nas suas práticas diárias. Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global e Kyoto.
Os insetos são criaturas fascinantes e complexas, e muitas pessoas adoram preservá-los para propósitos de identificação científica e estudo ou apenas como um hobby pessoal. Existem vários métodos de preservar o corpo deles, caso tenha achado insetos mortos dentro ou fora de casa ou se tiver matado um.
#1 - Economizar água para preservar o meio ambiente. Economizar água é, com certeza, uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. A água, como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é finita.
Como já mencionamos anteriormente, tanto a alimentação quando o comportamento de consumo podem ser altamente prejudiciais ao meio ambiente. Uma forma de contribuir para a preservação do planeta é repensar sua relação com o alimento, avaliando o cenário como um todo.
Como é a forma de pólipo é a de Medusa?
Como se casar com um italiano no Brasil?
Como saber o espaço inicial é a velocidade escalar?
Como usar fórmula-se com datas?
Como lançar distribuição de lucros no domínio?
Como avaliar a amplitude de movimento do ombro?
Onde pesquisar artigos no Google?
Como funciona o Fleet do Twitter?
Como converter um vídeo com o Format Factory?
Como usar o Nvidia GeForce now?
Como saber se uma GFIP foi entregue?
Como colocar restrição no Google?
Para que é indicado o medicamento Fumarato de Formoterol?
Qual a melhor maneira de diminuir a retenção de líquido do corpo?