Os pigmentos utilizados são, na maioria, o vermelho, feito com o pó da semente de urucum, e o azul-escuro, quase negro, fervendo ou macerando a polpa do jenipapo verde com um pouco de água e fazendo uma tinta transparente, que após algumas horas se torna escura.
Para obter a cor vermelha é procurado o urucum, um corante natural extraído de árvores, assim como o jenipapo que após trabalhado produz uma tinta de cor preta. Para adquirir a cor branca , os indígenas trabalham o toá que é extraído do solo.
Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
As cores que mais aparecem são:
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.
Segundo ela, a tinta é extraída do jenipapo verde coado para retirar a massa. Depois disso, o líquido é misturado com o carvão. O procedimento leva aproximadamente uma hora. O desenho é colocado no corpo com um espinho.
Na maioria das comunidades tradicionais as pinturas realizadas utilizam tintas obtidas da natureza, oriundas de plantas como o jenipapo e o urucum ou, de minerais como o carvão e a argila branca. Do jenipapo obtém-se a tinta de cor preta.
O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Para pintar, os indígenas utilizam gravetos, os dedos ou, em algumas etnias, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta. “A nossa pintura representa a nossa tradição. É através dela que mostramos para os não índios a nossa cultura. Existe a curiosidade deles.
Para que você possa obter os resultados desejados com a mistura de cores, é essencial que você saiba quais pigmentos deve utilizar para criar as cores primárias e secundárias. As cores de pigmento primárias são o magenta, o ciano e o amarelo.
Portanto, como pôde perceber, um pintura indígenaé muito mais do que linhas e figuras lançadas na pele de forma aleatória, ela é a identidade de um povo e a forma como ele se comunica. Agora que você sabe muito mais sobre essas belas pinturas, esperamos que consiga fazer a sua com muita criatividade.
Nas pinturas, as cores mais usadas são vários tons de vermelho e em menor uso o amarelo, o preto, o branco e o cinza. As populações não viviam isoladas e usavam os cursos dos rios para trocar informações. Desse modo, a tradição nordeste deu origem a outras tradições ou subtradições.
Há também figuras de animais, sendo mais frequentes os veados, as onças, diversos pássaros, peixes e insetos. Nas pinturas, as cores mais usadas são vários tons de vermelho e em menor uso o amarelo, o preto, o branco e o cinza. As populações não viviam isoladas e usavam os cursos dos rios para trocar informações.
Onde ficam os arquivos do WhatsApp web?
Como manter minha casa limpa para quem trabalha fora?
Como funciona o eletroscópio de folha?
O que é turbinar publicação no Facebook?
Como está organizado o jornal impresso?
Quanto gasta uma câmara frigorífica?
O que significa um investidor anjo?
Quais as características de um diodo ideal?
Como funciona um flip flop tipo T?
Como tirar gasolina do tanque sem usar a boca?
Como funciona o cronômetro digital?
Como é o funcionamento de um asilo?
Quanto custa a instalação de um chuveiro?
Quantos anos Maria Braga trabalha na Globo?