Ao não comerem toda a carne que caçavam, humanos deixavam restos que lobos menos selvagens comiam - o que levou à domesticação dos cães. Os primeiros cães domesticados surgiram entre 27 mil e 40 mil anos atrás, quando a linhagem original divergiu dos lobos.
Com o tempo, os filhotes das gerações futuras dos lobos não caçavam mais sozinhos e tinham o homem como única fonte de alimentos. Os filhotes começaram a enxergar o homem como seu macho alfa, e assim começou a domesticação deste animal.
Estudos dizem que os primeiros animais de estimação surgiram há mais de 30 mil anos atrás e um dos primeiros animais selvagens (sim! Todos eram selvagens naquela época) a ser domesticado pelo homem foi o cão. ... Até então o homem se alimentava praticamente da caça e de frutos que encontrava durante as caçadas.
Muitas raças surgiram naturalmente, a partir da miscigenação de vários animais. Mas o homem também contribui com esse processo, realizando cruzamentos planejados e selecionando gerações e gerações de filhotes até chegar a novos cachorros.
Onde vivem Há comprovações ou relatos desses grupos de cães em todos os continentes. Algumas matilhas vivem totalmente afastadas de qualquer civilização. Outras vivem nos arredores de cidades ou vilas. E há também as que vivem dentro das cidades. Neste artigo focarei as matilhas mais “selvagens”.
Por que domésticos e “selvagens” Geneticamente idênticos aos cães com os quais estamos acostumados, os cães domésticos “selvagens” diferenciam-se por não terem tido contato com seres humanos durante o período de sociabilização. Não reconhecem, portanto, os seres humanos como parte do grupo.
Os cães são os animais domesticados mais bem adaptados à convivência direta com os seres humanos – a ponto de se tornarem conhecidos como os melhores amigos do homem. Os cientistas sugerem que essa afinidade comportamental acontece por causa da ancestral amizade entre as duas espécies.
Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos. Ocorre um processo evolutivo em que as espécies interagem e vivem com os seres humanos. Porém, a domesticação é um assunto controverso.