O Sistema Endócrino é formado pelas glândulas endócrinas, órgãos que funcionam como produtores de hormônios e os liberam na corrente sanguínea. Os hormônios são transportados pelo sangue para outras regiões do organismo, nas quais atuam controlando o funcionamento dos órgãos.
Hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. Portanto, eles são indispensáveis para o organismo. A falta (hipofunção) ou excesso (hiperfunção) de um determinado hormônio pode ocasionar problemas na saúde.
Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão.
Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas. No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros.
O LH é o hormônio estimulador das células intersticiais nos ovários e nos testículos. No sexo feminino, seu grande aumento no meio do ciclo induz à ovulação. Se for dosado de maneira seriada, pode determinar a data da ovulação.
Os hormônios são transportados pelo sangue para outras regiões do organismo, nas quais atuam controlando o funcionamento dos órgãos. Também podem estar em outros fluidos corporais, em pequenas quantidades, exercendo um efeito específico sobre uma ou mais partes do corpo.
Hormônios: A importância para o Equilíbrio do Corpo Os hormônios são substâncias extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do organismo. Cada um possui um efeito específico que regula as várias funções do corpo humano, entre elas, crescimento, desenvolvimento, vida sexual e equilíbrio interno do corpo.
Os hormônios sexuais estrogênio ou estrógeno e testosterona também são responsáveis por mudanças físicas. O primeiro, responde pelas características femininas do corpo como o crescimento dos pelos, aumento das mamas e da bacia pélvica.
Todas as ações reguladoras disparadas a partir dos hormônios ocorrem de forma tão natural e silenciosa a ponto de só se tornarem perceptíveis em caso de disfunções ou doenças que afetam a função da glândula, que passa a produzir a substância para mais ou para menos.
O que é preciso para ser um bom jogador de basquete?
Quantas músicas tem o filme Moana?
Como me tornar um consultor online?
Como subir encosto de cabeça HR-V?
Como se tornar um especialista em TI?
O que um correspondente jurídico sem OAB pode fazer?
Como controlar a quantidade de cloro da piscina?
Qual é o jogo de dinossauro mais jogado do mundo?
Como que eu faço para votar na fazenda?
Como se calcula uma função quadrática?
Como se faz para passar o tempo mais rápido?
Porque fazer análise de concorrência?
Como fazer sacola de papel medidas?
Quais são os seus pontos a desenvolver?