Antes do surgimento da escrita, os gregos antigos encarregavam um mensageiro, que ia, de navio ou a cavalo, levar a notícia desejada. ... A possibilidade de grafar a informação conferia a durabilidade necessária, para escrever leis, que fixavam costumes e determinavam quem devia obediência a quem.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
No Segundo Capítulo discorre-se uma visão ampla sobre a evolução do trabalho humano desde a pré-história até os dias de hoje, identificando o trabalho de subsistência, de caça e pesca na pré-história; a escravidão na Idade Antiga; na Idade Medieval o feudalismo; E por fim, a evolução do trabalho humano do Século XV até ...
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica.
Enquanto a história se fundamenta sobre um saber universal aceitável, para a memória a presença do passado no presente é fundamental para a legitimação de certos saberes ou hierarquizações e para articular as narrativas do passado vivido à percepção do presente pretendido, como afirma Chartier (2007).
Entre tempo, memória e história se constroem as narrativas do passadoPassado, memória e escrita: um encontro. Le Goff (1994), em História e Memória, nos coloca um grande desafio quando nos faz refletir sobre qual a relação entre o passado e a memória para a escrita da história.
O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho onde o ser humano buscava satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar, se abrigar, etc.
No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. Além disso, não eram pagas por seu trabalho. Quando desobedeciam, eram punidas por seus senhores.
A profissão requer perfil curioso, paciente, analítico, que goste de ler, seja imparcial e assuma uma postura de questionamento perante os fatos. Historiadores encontram muitas oportunidades de trabalho em instituições de ensino, públicas e privadas.
O Historiador exerce uma missão que sempre será necessária e relevante, independente da época e progresso atingidos. Esse profissional faz mais do que exercer um ofício importante, é produtor e divulgador de um patrimônio cultural inestimável: o conhecimento histórico da humanidade.
Historiadores encontram muitas oportunidades de trabalho em instituições de ensino, públicas e privadas. Além da tradicional docência, existem outros campos de atuação: consultor de assuntos históricos para produções artísticas, elaboração de materiais didáticos, assessoria para turismo histórico, curadoria de museus, ...
Como gabaritar a prova de português?
Como ficar off no WhatsApp web?
Como manter o rechaud aceso por mais tempo?
Como mandar um bom dia para o ficante?
Como ganhar pontos de estilo no The Sims Freeplay?
O que é bom para dar brilho em ouro?
Como não perder a qualidade do vídeo no WhatsApp?
É possível os olhos mudam de cor naturalmente?
Como fica a amamentação durante a introdução de alimentos?
O que fazer para não ficar nervosa na hora do exame de direção?
Como manter produto congelado no isopor?
Como desejar um feliz aniversário para uma pessoa especial?