assim, um vestígio humano, uma pedra, um documento, um livro, uma obra de arte, um fóssil, todos eles podem ser considerados como fontes históricas. as fontes imateriais são aqueles que não estão no plano material, como por exemplo, uma música, uma história que é repassada por gerações, entre outros.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
Classificação das fontes. As fontes podem ser classificadas em 3 grupos principais, os quais se referem ao enquadramento tradicional: com serifa, sem serifa e cursiva. Cada um desses grupos possui suas características, vamos falar sobre cada um deles.
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
A classificação mais utilizada é a que classifica as fontes formais em DIRETAS, IMEDIATAS OU PRIMÁRIAS E INDIRETAS, MEDIATAS OU SECUNDÁRIAS.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.
Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado. Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, ...
Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.
Como funciona gratuidade Bilhete Único Estudante?
Qual a entrada da câmera do PS4?
Como solicitar a revisão da notificação por meio de recurso administrativo BEm?
Como solicitar o adiamento das parcelas do Fies Banco do Brasil?
Como chamar ambulância da Unimed?
Como solicitar benefício por incapacidade no meu INSS?
Como alterar endereço no Redesim?
Quem é a mãe da Pérola Bob Esponja?
Como copiar a formatação de um documento para outro?
Quanto tempo de repouso após mastectomia?
Quando Casa Muda o nome só da mulher?
Como funciona o fogão de embutir?
Como se escreve nomes em coreano?
Qual é o signo do nome Maria Eduarda?