Os astrônomos gregos dedicavam-se ao estudo da centralidade do universo, e das distâncias e volumes tanto da Lua, como da Terra e do Sol. De maneira geral pode-se afirmar que os gregos antigos tinham o pensamento geocêntrico, ou seja, acreditavam que a Terra deveria ser o centro do universo.
A Astronomia Grega Desconhecedores da rotação da Terra, os gregos imaginaram que a esfera celeste girava em torno de um eixo passando pela Terra. Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste.
Hiparco de Nicéia (1 a.C.), considerado o maior astrônomo da era pré-cristã, construiu um observatório na ilha de Rodes, onde fez observações durante o período de 1 a.C.. ... Ptolomeu ( d.C.) – Claudius Ptolomaeus foi o último astrônomo importante da antiguidade.
Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 10 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.
Os povos antigos sempre realizaram as observações do céu e das constelações a olho nu. Em que todos os povos indígenas usavam a mesma maneira de observar o céu e fazer orientações através das estrelas ou do sol. ... São exemplos de constelações dos povos indígenas latino-americanos: homem velho, cervo, ema e colibri.
Os antigos chineses constituíam uma das civilizações mais cientificamente avançadas do mundo. Faziam suas medições em relação ao equador Celeste e não à eclíptica; Para os Chineses o Pólo Norte Celeste representava o Imperador. Observavam as estrelas bem visíveis ao Sul à meia Noite por estarem bem opostas ao Sol.
Os gregos da antiguidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia), e davam o nome de Hélade à sua terra. Os que não falavam grego eram chamados de bárbaros.
Como surgiram as constelações? A astronomia é uma das mais antigas ciências. Os primeiros astrônomos foram capazes de compreender padrões do movimento celeste, identificar as fases da lua, prever eclipses lunares e solares, definir constantes dos movimentos planetários e a partir disso associar os acontecimentos no céu aos fenômenos na Terra.
Definiu-se também que a constelação não é somente o desenho, mas que, na verdade, o céu está dividido por linhas imaginárias e o desenho é usado para identificar cada região no céu, de modo que mesmo se uma estrela não fizer parte do desenho, ainda assim, faz parte da constelação.
Estudar as constelações de diferentes povos é também uma forma de estudar a sua cultura. No século XX, surgiu a necessidade de se criar um sistema universal de constelações, para que todos reconhecessem o céu da mesma forma.
As estrelas e constelações tem um poder muito místico, que nos atrai como um imã. Ao longo História, povos antigos criaram diversas lendas e observaram os astros em busca de respostas. Se você também ama astronomia e admirar o universo, vem com a gente mergulhar na História!
Quais são os melhores exemplos de cultura organizacional que você conhece?
O que significa a palavra Moloque?
Qual o benefício do molho shoyu?
Como calcular o intervalo intrajornada não concedido?
O que é transferência de escola?
Quanto tempo Flávia Alessandra ficou casada com Marcos Paulo?
É verdade que as bactérias só podem ser vistas por meio de microscópio?
Quem é o fabricante da Huggies?
Quais são as melhores marcas de lentes de contato coloridas?
O que fazer para deixar um perfume forte mais suave?
Quanto pesa um tijolo 9 por 19 por 29?
O que quer dizer praga na Bíblia?
É legal a utilização de conversas gravadas de forma oculta como prova processual?
Como escrevemos 5x103 na forma decimal?