A Astronomia Grega Desconhecedores da rotação da Terra, os gregos imaginaram que a esfera celeste girava em torno de um eixo passando pela Terra. Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste.
Os astrônomos gregos dedicavam-se ao estudo da centralidade do universo, e das distâncias e volumes tanto da Lua, como da Terra e do Sol. De maneira geral pode-se afirmar que os gregos antigos tinham o pensamento geocêntrico, ou seja, acreditavam que a Terra deveria ser o centro do universo.
Eles têm o costume de observar a Lua e as influências dela sobre as plantações. Antigos chineses, egípcios, assírios e babilônicos já observavam o espaço para determinar a contagem do tempo, utilizavam o sol e a lua para elaborar seus calendários.
Para acompanhar a trajetória do gigante de gás no céu, os babilônios usavam uma técnica geométrica – o procedimento trapezoidal – que é uma base do cálculo moderno. Até agora, acreditava-se que este método tinha sido inventado na Europa medieval, cerca de 1.400 anos depois.
Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas.
Os antigos babilônios, gregos, os chineses e egípcios antes deles, já tinham dividido o céu em constelações. Tales de Mileto ( 6 a.C.) introduziu na Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, trazidos do Egito. Pensava que a Terra era um disco plano em uma vasta extensão de água.
Há milhares de anos, os astrônomos sabem que o Sol muda sua posição no céu ao longo do ano, se movendo aproximadamente um grau para leste por dia. O tempo para o Sol completar uma volta na esfera celeste define um ano.
Desde os tempos mais remotos, o céu tem sido usado como mapa, calendário ou relógio. Sua observação tem servido para orientar navegantes, organizar colheitas e prever fenômenos naturais e, ao observar o céu, cada povo tende a perceber aspectos de sua própria cultura.
Outras sociedades já haviam desenvolvido estudos astronômicos como os mesopotâmicos e os egípcios. As trocas comerciais e culturais ocorridas entre estes diferentes povos fizeram com que os gregos conhecessem parte do que já se conhecia entre os povos do crescente fértil.
Porque aprender e ensinar Geografia no ensino fundamental?
Como podemos construir a identidade no ensino fundamental?
O que ocasiona a fragmentação de uma população?
O que fazemos na escola com a letra D?
Como é feita a suplementação de vitamina A?
Como melhorar a falta de atenção e concentração?
Como é que surgiu a Geografia?
Qual o objetivo de trabalhar a escovação na educação infantil?
O que fazer para curar a gagueira?
Como nasce a necessidade da ética?
Como trabalhar o cordel na sala de aula?
Qual a causa de cisto no ovário?
Qual o objetivo de trabalhar a letra r?