Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), sábio grego, classificou os animais em aéreos, terrestres e aquáticos, usando como critério o ambiente em que viviam. Considerava, ainda, os animais com sangue e sem sangue; os animais úteis e os nocivos.
Assim como você classifica as suas figurinhas ou os bichos de pelúcia do seu quarto, os cientistas classificam os seres vivos para facilitar a sua identificação. Os zoólogos taxonomistas classificam os animais, os botânicos as plantas e os microbiologistas, os seres unicelulares.
Histórico. O sistema mais antigo de classificação foi proposto por Aristóteles ainda na Idade Clássica e dividia os seres vivos em plantas e animais. ... Nesse livro, ele estipula três reinos: mineral, vegetal e animal, e agrupa todos os seres vivos em cinco categorias: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.
Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a classificar os seres vivos. Ele dividiu-os em dois grupos: animais e plantas, que teriam subgrupos organizados de acordo com o ambiente em que viviam, sendo caracterizados como aéreos, terrestres ou aquáticos.
Classificar é separar objetos, pessoas e idéias em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea.
Ao considerarmos bactérias e animais, podemos usar como critério de classificação o número e o tipo de células: bactérias são unicelulares e procariontes; animais são pluricelulares e eucariontes.
Dentre os cordados temos os anfíbios, os peixes, os répteis, as aves e os mamíferos. O conjunto de filos de animais cordados e não-cordados forma o reino dos animais - reino Animalia.
Classificação dos Seres Vivos. A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Milhares de novos seres (principalmente microorganismos) foram descobertos. Atualmente os seres vivos são agrupados em cinco grandes grupos, conhecidos como reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal.
No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças. A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis. Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o gênero.
Assim dentro das características evolutivas, ao falarmos de animais e plantas, por exemplo, podemos usar como critério de classificação o tipo de nutrição: animais são seres heterótrofos; plantas seres autótrofos.
Quanto tempo para se aposentar na Polícia Federal?
O que é depreciação de um ativo?
Como ativar o modo exercício no Apple Watch?
Como cuidar de terrário fechado?
Como acessar os dados do Sinasc?
Como regar plantas automático?
O que fazer para registrar uma criança com paternidade socioafetiva?
O que falava a carta de Pero Vaz de Caminha?
Quanto ganha uma empregada doméstica que trabalha meio período?
Como registrar um fertilizante no MAPA?
Como transferir dinheiro para conta digital?
Como sacar dinheiro Western Union Banco do Brasil?
Como transferir crédito de um celular Vivo para um Claro?
Como fazer transferência pelo aplicativo do BRB?