Exu na Umbanda Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.
Exus: Encarnados tiveram geralmente vida complicada, marcadas pelo ódio, agressão e violência. Mesmo assim, superaram, progrediram e atuam como agentes de luz, praticando a caridade e executando a lei de forma ordenada, sob a regência dos chefes e em nome dos Orixás.
Oxum Oxum, Orixá do amor, conhecida no sincretismo como Nossa Senhora Aparecida, é doce, protetora e feminina. E para quem acredita na umbanda pede à ela muito amor, proteção, alívio das mágoas de quem não nos merecem e até mesmo fertilidade.
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
agosto
Na umbanda se acredita que cada mês é regido por um orixá e agosto é o mês de exú, sendo assim é o mês de maior glória para os exús e pombogiras.
Como é aplicada a vacina da febre amarela?
Como cancelar débito automático em conta corrente?
O que é a trolha na maçonaria?
Quem deverá homologar a arquivamento do inquérito?
O que significa Retinopatía hipertensiva?
Quanto tempo demora para atualizar o lattes?
O que é risco biológico em serviços de saúde?
Quantas vezes na semana pode fazer Pump Up?
Quando os dias começam a ficar mais longos em 2021?