O hábito de orar é de valor inestimável e deve ser exercido diariamente, pois tem o poder de criar um campo de forças positivas ao redor de quem ora. Outro grande benefício proporcionado pela prece é atrair o auxílio dos Espíritos benfeitores que, pelos canais da intuição ou da inspiração, vêm sustentar o indivíduo.
Deus, nosso Pai, que tendes Poder e Bondade, dai a força aquele que passa pela… Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula… Acalma a minha alma, Senhor, Que se confrange em pesares, Ante os problemas Mal resolvidos… Senhor dos Mundos, Excelso Criador de todas as coisas.
“A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir.”
“A forma não é nada, o pensamento é tudo. Faça cada qual a sua prece de acordo com as suas convicções, de maneira que mais lhe agrade, pois um bom pensamento vale mais do que numerosas palavras que não tocam o coração”. Com isso a maneira que cada um concebe a prece não importa.
“Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pãonosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
“Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pãonosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
“A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer. ” A prece, portanto, não se constitui apenas de pedidos e mais pedidos.
Que hoje, eu possa levar a todos eles o meu pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos na Terra, habitando em minha lembrança e em meu coração com a mesma força e a mesma sinceridade de antes!
Afinal no espiritismo existe um jeito certo de orar? Para iniciarmos este pequeno estudo precisamos antes entender o que é a prece no seu sentido mais amplo.
A palavra grega traduzida “orar em” pode ter vários significados diferentes. Pode significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão ao”. Orar no Espírito não se refere às palavras que estamos dizendo. Na verdade, refere-se a como estamos orando.
Precisamos receber o Espírito Santo para podermos orar e precisamos orar para receber o Espírito Santo. No início, há o dom da graça, mas depois precisamos orar para que esse presente seja preservado e aumentado. Mas tudo isso não pode permanercer como um ensinamento abstrato e genérico.
Contudo, uma questão que pode surgir é se há uma maneira correta de realizar as Preces Espíritas. As próprias instruções do evangelho dizem que as preces indicadas são para “fixar as ideias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita”.
O que é uma alteração cromossômica?
Quais moléculas formam os lipídios?
Como mexer o goleiro no PES 2021?
Como decorar uma cozinha de fogão de lenha?
Por que há no naturalismo a associação entre seres humanos e animais?
Como elaborar uma planilha no Excel passo a passo?
Qual o nome do imperador que deu a liberdade religiosa para os cristãos?
O que fazer para não alargar uma cicatriz?
Como se dá a aprendizagem por observação?
Como ocorrem as anomalias cromossômicas em eucariotos?
Onde tem caverna no The Sims 4?
Qual a discordância de Malthus com Condorcet e Godwin?
O que fazer quando a cesárea sangra?
Qual é a milhar que vai dar hoje?