Como os equinodermos se revestem e se protegem? ... A parte interna dos equinodermos, onde estão seu esqueleto e seu sistema aquífero são revestidos pela epiderme, assim como os humanos. Como proteção, esses animais têm espinhos e alguns deles têm pinças pequenas.
Seu nome é está relacionado ao fato de possuírem o corpo coberto por espinhos (echinos = espinho; derma = pele). Além dos espinhos, no corpo de alguns representantes encontramos estruturas chamadas de pedicelárias, que ajudam na remoção de detritos do corpo do animal. Em algumas espécies, essa estrutura possui veneno.
Eles se defendem com os espinhos assim como o ouriço do mar ...
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.
Definição Sistema ambulacrário ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital.
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
Classificação dos Equinodermos. Estima-se que existam 7.000 espécies de equinodermos divididas em cinco classes: Asteroides. Estrela-do-mar. O representante típico do grupo é a estrela-do-mar possui cinco braços dispostos como raios. Algumas chegam a ter quarenta braços.
Essa característica foi utilizada para denominar o grupo, sendo o termo equinodermo derivado do grego — echin, que significa “coberto de espinhos”, e derma, que significa “pele”. Os equinodermos são organismos triblásticos, celomados e deuterostômios.
Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. São animais de vida livre e isolados, poucas espécies vivem fixas a um substrato. Um exemplo de equinodermo séssil é o lírio-do-mar.
Qual a música mais tocada em 1990 no Brasil?
Quem nasceu primeiro Mew ou Arceus?
Como eliminar gordura no fígado grau 2?
Como é construída a rede de esgoto?
O que acontece se um policial perder a arma particular?
O que é anúncio publicitário institucional?
Qual dia da semana acender vela para ciganos?
É normal querer atenção toda hora?
Qual é o cigarro mais caro do mundo?
Qual a importância da informação em saúde?
Como a bactéria Helicobacter pylori é transmitida?
Quais as práticas conservacionistas para controlar a erosão?
Qual a diferença entre compressor e motor?