Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar.
Uma emulsão é formada quando é feita a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Nesse caso, um dos líquidos (a fase interna ou dispersa) encontra-se no interior do outro líquido (fase externa ou contínua).
Emulsões são sistemas termodinamicamente instáveis e o objetivo de todo formulador é estabelecer critérios técnicos na escolha de componentes para atingir a estabilidade cinética.
As proteínas encontram-se dispersas na sua forma coloidal, sendo que a albumina acha-se mais dispersa que a caseína. A gordura existe sob a forma de pequenos glóbulos no soro, portanto o leite é uma emulsão.
4.3 – Componentes de uma Emulsão Como citado anteriormente à emulsão é a mistura de dois líquidos imiscíveis: água e óleo.
Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.
Os emulsificantes têm como função principal reduzir a tensão interfacial e atuam como barreira contra a coalescência das gotículas, ou seja, vão atuar como agente estabilizante para a emulsão (ZANON, 2010).
Quem se lembra do Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL, ou HLB em inglês)? Aquele cálculo que se faz para determinar a combinação ideal de emulsificantes necessária para obter uma formulação estável…
Emulsões são sistemas heterogêneos, termodinamicamente instáveis, formados pela associação de substâncias lipofílicas com hidrofílicas através dos agentes de tensão superficial, onde uma das fases fica descontinuada e dispersa em gotículas, envolvidas pelos agentes tensoativos emulsificantes, responsáveis pela ...
O principal fator envolvido na estabilização das emulsões é o agente interfacial, que contribui para tornar a emulsão mais estável, pois interpõe-se entre a fase dispersa e a fase contínua, retardando a probabilidade da coalescência das gotas.
Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes. Referencias.
Esse caso constitui uma emulsão instável. Um exemplo de emulsão estável é o leite. O leite homogeneizado possui gorduras esfaceladas que estão dispersas na água.
O filme evita o contato e a coalescência da fase interna, e quanto mais resistente e flexível ele for maior estabilidade da emulsão. T. da cunha orientada Os emulgentes possuem uma porção hidrofílica e outra hidrofóbica, orientando- se dentro de cada fase em um arranjo em cunha, circundando a fase interna.
Emulsões óleo em água (O/A) Óleo é a fase interna Emulsões água em óleo (A/O) Água é a fase interna Emulsões - consistência As emulsões podem ter variadas viscosidades e sua consistência varia de líquidaa semi-sólida.
Como implantar o NASF passo a passo?
Como Importar dados da ECF anterior?
Como importar arquivo do Revit para o Eberick?
Como funciona declaração Pré-preenchida?
Quando se intensificou a industrialização no Brasil?
Como importar um desenho para o layout no AutoCAD?
O que fazer quando o cachorro está com abscesso?
Como limpar cache de APP Free Fire no iphone?
Como avaliar curva de crescimento?
Como se forma o campo magnético explicado por Faraday?
Como ver os precedentes no Excel?
Como saber onde meu celular está?
Como limpar limpar flores artificiais?
Como saber qual óculos combina comigo masculino?