Os historiadores acreditam que ela foi fundada pelos dórios, que invadiram a Grécia por volta de 1200 a.C. Os dórios são muito conhecidos por terem sido um dos povos que atacaram as cidades micênicas no final do Período Pré-Homérico.
Os dórios eram um povo de origem indo-européia que habitava a região central da Europa antes do século XII A.C. A partir deste século, os dórios migraram para a Península Balcânica e participaram da formação de várias cidades-estados da Grécia Antiga, junto com os jônios, eólios e aqueus.
Os esparciatas eram os únicos que detinham direitos políticos. Eles chamavam a si mesmos de homoioi, que significa “iguais”, e apenas eles, naquela sociedade, tinham o direito de possuir terras. As únicas atividades as que os esparciatas dedicavam-se eram a política e a guerra.
A cidade de Esparta foi fundada no século IX a.C. pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta.
Os dóricos (ou dórios; em grego: Δωριεῖς, transl. Dōrieis, singular Δωριεύς, transl. Dōrieus) foram uma das quatro principais tribos em que os antigos gregos dividiam a si próprios, ao lado dos aqueus, jônicos e eólicos.
A começar por suas origens, podemos ver que enquanto os espartanos descenderam dos guerreiros dóricos, os atenienses são originários dos povos responsáveis pela formação da tradicional civilização creto-micênica.
Em 1150 a.C., os dóricos começaram a invadir o Peloponeso, Creta e outros locais no mar Mediterrâneo, levando ao fim da Civilização Micénica da Idade do Bronze.
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população.
Os séculos VI a.C. e V a.C. foram então o período auge de Esparta. A grande sequência de conflitos que a cidade viveu, a partir do final do século V a.C. e durante o século IV a.C., contribuiu para que ela se enfraquecesse e perdesse o protagonismo na Grécia. Durante o Período Clássico, Esparta era a maior força da região do Peloponeso.
Algumas expressões que conhecemos até hoje vem da sociedade espartana, por exemplo: usa-se o espartano para caracterizar uma pessoa rígida e disciplinada. Lacônico é uma forma de descrever alguém que fala pouco.
A sociedade espartana foi desenvolvida com base na disciplina militar e na rigidez, por isso estas expressões estão até hoje presentes no nosso cotidiano. Espartafoi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população.
O que são as tecnologias de informação?
Como se define a resolução de monitor?
Quanto tempo dura um cartao da netflix?
Quais as competências específicas da Matemática na BNCC?
Quanto tempo leva para renovar o passaporte?
Qual era o animal considerado sagrado para os egípcios?
O que é a teoria do contrato social?
Qual é o salário médio do brasileiro?
Como que eu faço pra deixar meu Windows 10 mais rápido?
É perigoso usar aquecedor elétrico?
Como colocar enteado como dependente?
Quem tem síndrome de Sjogren pode doar sangue?
Qual foi o disco de vinil mais vendido no Brasil?