Para a saúde pública, tem se tornado um importante desafio, causando óbitos, lesões ou enfermidades que podem exceder a capacidade de resposta dos serviços locais de saúde, comprometendo o seu adequado funcionamento com graves consequências a curto, médio e longo prazo (SOBRAL, et al., 2010).
Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade. Por sua vez, para a natureza, os desastres naturais auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.
As 10 catástrofes naturais mais mortais em 40 anos
Ações integradas entre comunidade e universidade são fundamentais para que os efeitos dos desastres naturais sejam minimizados. A universidade deve contribuir na compreensão dos mecanismos dos desastres naturais através do monitoramento, diagnóstico e modelagem.
Os desastres naturais podem ser provocados por diversos fenômenos, tais como, inundações, escorregamentos, erosão, terremotos, tornados, furacões, tempestades, estiagem, entre outros.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...
No entanto, as condições meteorológicas extremas de modo algum são a única causa de desastres naturais. Muitas regiões estão sujeitas a desastres gerados bem no interior da Terra.
A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está intimamente relacionada às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento dos desastres naturais, dos quais estão as inundações, vendavais, tornados, granizos e deslizamentos de terra. Este conteúdo foi útil? Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
O pior desastre natural da história dos EUA, em termos de perda de vidas, ocorreu por causa de um furacão que atingiu violentamente a cidade-ilha de Galveston, Texas, em 8 de setembro de 1900. Ondas causadas pela tempestade provocaram entre 6 mil e 8 mil mortes na cidade, além das quase 4 mil mortes em áreas próximas, e derrubaram umas 3.600 casas.
Tempestades, terremotos, furacões são exemplos de desastres ambientais de causa natural. Já derramamento de petróleo no mar, acidentes nucleares, rompimento de barragens são exemplos de desastres ambientais provocados pelo ser humano. Desastres ambientais no Brasil 1.
Quem tem prolapso da válvula mitral pode extrair dente?
Qual é a importância do batismo?
Qual a diferença do Xiaomi original e falso?
O que eram os deuses para os gregos?
Quantos tijolos de 9 furos vai por metro quadrado deitado?
Qual é a diferença entre relato e relatório?
Como se chama uma pessoa que não sabe se expressar?
Qual é o nome do músculo do coração?
O que o plástico pode causar à saúde?
Qual tipo de garota Taehyung gosta?
Qual signo combina com Gêmeos para casar?
Qual a diferença de sublimação e serigrafia?
Quantas toneladas tem uma escavadeira?
Como baixar filmes antigos no PC?
Quais as três formas de movimentação interna de um armazém?
Quais os verbos que não vão para o plural?