De acordo com os especialistas na área, a datação por radiocarbono é a mais comum no meio. Esse método envolve medir a quantidade de carbono-14 — um isótopo do carbono — em diferentes objetos, o qual é formado na atmosfera e há anos faz parte da história do planeta.
Mas, como é possível descobrir a idade de um fóssil? A química está presente nesse processo, mais precisamente o elemento Carbono. A datação de um fóssil pode ser feita com base no percentual já conhecido do Carbono-14 (C14) em relação ao Carbono-12 (C12) da matéria viva (sem decomposição).
Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes. Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade.
Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de ...
Para medir, nos fósseis, a quantidade desses elementos e dos que eles originam por radiação, os cientistas utilizam um aparelho chamado espectrômetro de massa, que permite descobrir a massa atômica dos elementos químicos presentes.
Quando uma empresa responde subsidiariamente?
Qual o cargo acima de assistente administrativo?
O que é o pragmatismo na filosofia?
Como é que os íons atravessam a membrana celular?
O que comer para ter mais energia e disposição?
Quais são as principais influências do relevo em relação aos rios?
Quanto valia um Bitcoin em 2009 em reais?
O que fazer para levantar a autoestima?
Quanto tempo dura a dor miofascial?
Qual fundo imobiliário paga mais dividendos 2021?
Qual o grau de maturação da placenta?
Quais são os modos de aquisição da posse?
Quais são os três elementos principais do desenvolvimento sustentável?