Verificado por especialistas. Pelos processos conhecidos como fissão e fusão nuclear. Fissão nuclear é o processo de reação que inicia com a colisão entre um nêutron e um núcleo instável de um elemento radioativo. Dessa forma, ocorre a quebra ou divisão do núcleo, liberando grandes quantidades de energia.
Os átomos radioativos podem ser usados na medicina de forma a promover estudos de comportamentos de células afetadas por esses que podem gerar uma nova cura para doenças que causam distúrbio, um exemplo de tratamento com a radioatividade e a radioterapia, que atua a nível celular e consequentemente de tecido.
A radioatividade faz os átomos perderem partículas (prótons ou nêutrons) na forma de radiação, causando variação no seu número de massa ou em seu número atômico. No caso de fósseis de seres vivos, costuma-se usar carbono 14 (com seis prótons e oito nêutrons) para fazer a datação.
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.
Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
No Brasil, vários são os campos que tiram proveito dos radioisótopos, que são controlados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Elementos Radioativos e Suas Aplicações. Os elementos radioativos possuem diversas aplicações (medicina, agricultura, engenharia, etc.) das quais se destacam: Produção de bombas nucleares. Uso de energia nuclear para produção de energia elétrica. Esterilização e conservação de alimentos.
A radioatividade natural observada nos isótopos radioativos que ocorrem espontaneamente na natureza são formados a partir de três radionuclídeos: urânio-238, urânio-235 e tório-232. Esses elementos iniciam as séries ou famílias radioativas.
Cerca de 90 elementos radioativos estão presentes na tabela periódica. Lembre-se que os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico e que possuem o mesmo número atômico (Z) e diferente número de massa (A).
Através do modelo atômico de Rutherford, apresentado em 1911, os elétrons se movem em órbitas circulares, ao redor do núcleo do átomo. A radioatividade pode ser natural, encontrada em elementos que estão dispostos na natureza ou artificial, pela criação de elementos radioativos em laboratório.
Como saber se meu CPF foi sorteado?
Para que serve a vitamina E 400 UI?
Qual a vantagem de um pneu mais largo?
Pode hidratar o cabelo com ovo?
Qual o espaçamento ideal para o plantio de milho?
Quais os efeitos da preclusão?
Quais os benefícios do leite de búfala?
É difícil tirar uma média de 600 no Enem?
O que fazer para comemorar aniversário de casamento?
Qual vitamina só tem na carne?
Porque não passar pomada na tatuagem?