- A invasão do Império Romano pelos povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos), que ocorreu a partir do século V. Esse fato gerou o isolamento de várias regiões europeias, que deram origem aos feudos, propiciando assim a origem do feudalismo. - Desagregação do sistema escravista existente no Império Romano.
A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.
A influência veio principalmente do colonato e da descentralização do poder político, visto que com o declínio do império de Roma, o poder central sofreu uma queda, fazendo surgir donos de terras com grandes poderes e o consequente trabalho servil.
As leis baseadas nos costumes e nas tradições e as relações de fidelidade entre os guerreiros e seus chefes são contribuições germânicas que , na constituição do feudalismo, se somaram às romanas, como a religião cristã e o colonato.
O feudalismo vem da fusão de duas cultura as:germânicas e as romanas. O elemento principal da cultura germânica era o comitatus (suserania e vassalagem). O elemento principal da cultura romana era o colonato (servilismo). Portanto, após a queda do Império Romano ocorreu o surgimento do modo de produção feudal.
O feudalismo deve sua formação a uma série de fatores, entre eles a desagregação do Império Romano, o declínio da escravidão e do comércio, a ruralização da população, a formação de múltiplos senhorios e reinos bárbaros independentes, a incapacidade da maioria dos sacro-imperadores romano-germânicos em reconstituir uma ...
“Muitas instituições romanas e germânicas foram importantes na estruturação da ordem feudal. ... Além do comitatus, o feudalismo herdou dos germânicos o direito consuetudinário, isto é, normas legais não escritas e baseadas nos usos e costumes, nas tradições dos povos.
- A invasão do Império Romano pelos povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos), que ocorreu a partir do século V. Esse fato gerou o isolamento de várias regiões europeias, que deram origem aos feudos, propiciando assim a origem do feudalismo. - Desagregação do sistema escravista existente no Império Romano.
Os principais elementos romanos e germânicos que contribuíram para a formação do feudalismo na Idade Média - A invasão do Império Romano pelos povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos), que ocorreu a partir do século V. Esse fato gerou o isolamento de várias regiões europeias, que deram origem aos feudos.
São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 42-43. a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais. b) influências da cultura grega sobre a latina após a conquista da Grécia pelos romanos e sua anexação ao Império.
Com estes exercícios sobre as invasões germânicas, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos principais fatores que causaram a queda do Império Romano.
Quais são os benefícios da Microsoft?
Quais são os tipos de sinônimos?
O que é preciso para ser pediatra?
Como se formam as placas de gordura?
Quantas Demoiselles posso ter?
Como fazer um pedido ao seu Anjo da Guarda?
Como saber se um homem está interessado pelo olhar?
Quem foi criado primeiro WhatsApp ou Telegram?
Quando a anemia precisa tomar sangue?
O que se comemora no Dia 25 de fevereiro?
O que é software e quais as categorias?
O que a Bíblia nos ensina sobre a oração?