Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
b) Segundo a teoria darwinista da evolução biológica, na população de bactérias havia dois tipos de indivíduos (variabilidade): as sensíveis, que morreram, e as previamente resistentes, que foram selecionadas favoravelmente pelo antibiótico e sobreviveram.
O uso incorreto de antibióticos é um dos fatores que torna as bactérias mais resistentes aos medicamentos. As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos.
Estas bactérias podem então transmitir a sua imunidade aos seus descendentes, e, eventualmente, toda a população de bactérias será ou resistentes ou imunes aos antibióticos que antes eram eficazes contra ele. Por esse motivo, hoje em dia os antibióticos são vendidos controladamente no Brasil e em muito países do mundo.
Confira quais são essas superbactérias:
Para evitar a contaminação ou a propagação de doenças causadas por bactérias ou superbactérias, adote os seguintes hábitos:
Geralmente, a resistência bacteriana aos antibióticos é devido a três fatores: uma mudança na permeabilidade de sua membrana celular, dificultando a entrada do antibiótico na célula; desenvolvimento da capacidade de degradar ou inativar o antimicrobiano; ou uma mutação que altera a estrutura do alvo de um antibiótico ...
Precisamos tomar antibióticos quando o nosso organismo é infectado por bactérias. Geralmente, o nosso organismo tem contato com esses seres unicelulares, porém, em alguns casos elas começam a se reproduzir e o organismo sozinho não é capaz de eliminá-las.
O nosso organismo pode não ter uma resposta rápida o suficiente, e com isso deixa que as bactérias se reproduzam. A função do antibiótico é agir exatamente impedindo que essa reprodução aconteça através da provocação da morte das bactérias que estão no organismo.
Os antibióticos com aplicações terapêuticas devem ter toxicidade seletiva. Devem ser tóxicos para o agente causador da doença – mas não para o ser humano – por atuarem em etapas do metabolismo do microrganismo e não do indivíduo infectado. Vejamos os principais mecanismos de ação de antibióticos sobre bactérias.
Há antibióticos que atuam inibindo a síntese de proteínas bacterianas. Como existe uma diferença estrutural entre os ribossomos de bactérias e os de humanos, esses medicamentos não afetam a produção protéica humana. Ex.: cloranfenicol, eritromicina, azitromicina, neomicina, tetraciclinas, gentamicina.
Quem foi o principal desenvolvedor do Neoimpressionismo?
O que é o hormônio etinilestradiol?
Quantas partições pode fazer em um HD?
Qual a maneira correta de tomar remédio para tireoide?
Como rejuvenescer o rosto rapidamente?
Qual é a abreviatura de mestre?
Quantas unidades de botox no rosto?
Como fazer outra faculdade depois de formado?
Qual é a camisa do Flamengo mais cara?
Quanto tempo o Facebook leva para analisar uma campanha?
São requisitos da justa causa art 482 da CLT ):?
Porque o álcool dissolve na água?
O que acontece com 18 horas de jejum?
Quanto tempo dura a faculdade de terapia?