Os animais amoniotélicos (peixes ósseos e girinos) excretam o nitrogênio do grupo amino através de suas guelras como amônia, obtida pela hidrólise da glutamina. ... Os animais uricotélicos (pássaros e répteis) excretam o nitrogênio do grupo amino numa forma semi-sólida, como ácido úrico, um derivado das purinas.
Os meios mais importantes para a excreção do excesso de nitrogênio são: formação e excreção de ureia em vertebrados terrestres (ureotélicos); síntese de acido úrico em aves e repteis que vivem no solo (uricotélicos) e eliminação direta em animais aquáticos (amonotélicos).
Os mamíferos excretam o nitrogênio na forma de uréia. Esta forma de excreção é fundamental para evitar a circulação de amônia pelo sistema circulatório, substância esta tóxica a maioria dos animais (HIDEBRANDT, 2001).
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
Diante da evidente economia de água, a eliminação de ácido úrico adiciona vantagens importantes a aves e répteis, pois seus embriões se desenvolvem no interior de ovos dotados de casca calcária. Isso impede o dessecamento e a eliminação de resíduos diretamente no meio.
Podemos então, resumir o ciclo do nitrogênio em três etapas: fixação, nitrificação e desnitrificação.
Excreção e sistema urinário Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico. Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na "limpeza" do organismo.
Animais terrestres transformam a amônia em ureia ou em ácido úrico. Essas substâncias por serem muito menos tóxicas que a amônia, podem ser acumuladas temporariamente no corpo e excretadas em soluções concentradas, sem que haja grande perda de água pelo organismo.
Assim, os animais não conseguem obter o nitrogênio diretamente do ar, somente algumas bactérias são capazes de utilizar diretamente o nitrogênio, transformando-o em sais que são absorvidos pelas plantas. Os animais obtêm o nitrogênio somente por meio dos alimentos.
O Nitrogênio. É o gás presente em maior quantidade no ar. Essa substância é fundamental para a vida na Terra, pois faz parte da composição das proteínas, que são moléculas presentes em todos os organismos vivos. O nitrogênio é um gás que dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias. Assim, ele entra e sai de nosso corpo durante ...
Durante o decorrer deste ciclo verifica-se sempre uma “perda” de certa quantidade de nitrogênio, no sentido de se tornar inutilizável para a planta. Uma das principais causas desta perda de nitrogênio é a remoção de plantas do solo. Os solos cultivados exibem frequentemente um declínio constante no conteúdo de nitrogênio.
Uma parte dos sais de nitrogênio, porém, é transformada em gás nitrogênio por algumas bactérias do solo e voltam para a atmosfera. Desse modo o nitrogênio é reciclado na natureza.
O que faz um centro de usinagem CNC?
Como se divide a palavra água?
O que é uma entrevista devolutiva?
Como se chama a pessoa que faz taekwondo?
O que é o conhecimento religioso?
Quanto tempo a pele absorve o minoxidil?
Qual o valor da Fazer 250 2018?
Quantos e quais são os elementos da música?
Qual o conceito de intervenção de terceiros?
Como saber a porcentagem de 30?
O que é um número inteiro positivo?
Quais são os elementos de uma bacia hidrográfica?
Quais são os Dudas para primeiro emplacamento?
Qual o sistema de transmissão de TV no Brasil?
Como é possível para Santo Agostinho chegar ao conhecimento de Deus?