Os contaminantes podem atingir as águas superficiais - por meio do escoamento das águas da chuva e da irrigação; ou subterrâneas - pela drenagem e percolação (passagem lenta de um líquido através de um meio filtrante) no solo.
Os agrotóxicos se esvaem pelos rios, impregnam o solo e alcançam às águas subterrâneas. Nesse caso, rios e lagos podem entrar em contato com o produto mediante o lançamento intencional e por escoamento superficial a partir de locais onde o uso de agrotóxicos é realizado.
Ao serem carregados pelas águas superficiais, os agrotóxicos passam a fazer parte do do ciclo natural da natureza. Segundo o professor da Unicamp, “quando se trata de água corrente, o veneno vai fazer parte de um ciclo e um dia vai chegar ao oceano.
A lixiviação dos agrotóxicos através do perfil do solo tende a resultar em contaminação das águas subterrâneas, e, nesse caso, as substâncias químicas são carreadas em solução juntamente com a água que alimenta os aquíferos (SPADOTTO et al., 2004).
Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.
25 curiosidades que você vai gostar
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. ... Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde.
Alguns dos poluentes mais comuns das águas são:Fertilizantes agrícolas;Agrotóxicos;Esgoto doméstico e industrial;Compostos orgânicos sintéticos;Plásticos;Metais pesados.
Como tirar o excesso de sal da feijoada Depois de pronta?
Como tirar o serrilhado da imagem no Photoshop?
Tem como tirar risco do celular?
Como cancelar o seguro do cartão de crédito?
O que é periodicidade de uma revista?
Como saber a nova placa Mercosul?
Como saber o tamanho do anel de segmento?
Tem como colocar aparelho faltando um dente na frente?
Como conseguir a pega correta?
Qual a melhor potência de liquidificador?
Qual foi a política econômica adotada pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa?
Como robotizar o WhatsApp grátis?
Quanto custa 1 MW de energia eólica?
Qual a ordem crescente de acidez?
Como fazer germinar broto de lentilha?