O processo de ocupação da Região Sul está ligado, especialmente, a duas atividades primárias: a agricultura e a pecuária. A região intensificou o povoamento somente a partir do século XIX, até esse momento o território se encontrava quase que completamente desabitado, salvo os povos nativos, como os índios.
Em Santa Catarina ocorreu a entrada de imigrantes alemães e italianos no século XIX, enquanto que no século XX a imigração foi mista, composta de elementos nacionais e descendentes de colonos italianos do Rio Grande do Sul. ... Italianos e holandeses também migraram para a região, mas em menor proporção.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
História da Região Sul Os povos indígenas como os guaranis, carijós e kaingangs foram os primeiros habitantes da região sul. ... Os alemães criaram as cidades de Blumenau, Pomodore e Itajaí, em Santa Catarina, enquanto os italianos fundaram as cidades de Garibaldi, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
As missões jesuíticas e a pecuária foram importantes para a ocupação da região sul. Para o lado hispânico, a parte sul tinha grande importância, pois dava acesso às valiosas minas incrustadas nas proximidades do rio da Prata. ...
Os primeiros habitantes da região Sul foram os indígenas. Em 1626 vieram os padres jesuítas espanhóis para catequizar os índios. ... Os bandeirantes paulistas atacaram as missões para aprisionar os índios. Com isso, os padres jesuítas e os índios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos.
Os imigrantes foram os fundadores de colônias que foram transformadas em cidades de importância como Caxias do Sul. As terras que ficam no norte e oeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina foram as últimas regiões que os brasileiros povoaram.
Região Sul do Brasil | |
---|---|
Divisão regional do Brasil | |
Área | 576 7 |
População | hab. IBGE/2018 |
Densidade | 51,59 hab./km² |
Esses dados são de 2019. Área territorial: área ocupada pela região Sul é de, aproximadamente, 564 mil km², o que resulta em 7% do território brasileiro. População: 29.975.984 habitantes.
Durante todo o período colonial, a região sul foi palco de vários confrontos entre os colonizadores espanhóis e portugueses. Para o lado hispânico, a parte sul tinha grande importância, pois dava acesso às valiosas minas incrustadas nas proximidades do rio da Prata.
Tal fato levou o governo português a introduzir aí, em 1748, o sistema de colonização com "casais açorianos" a fim de completar a ocupação, estabelecendo um povoamento contínuo de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
A Região Sul começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII. Em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul e do Paraná.
Os grupos que se destinaram a colônias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegaram ao Brasil sem possuir nada além da força de trabalho, conquistaram algumas pequenas propriedades e algumas cabeças de gado através do incentivo do governo para ocupação do Sul do país a partir das quais tiveram que se desenvolver por conta própria.
Quanto gasta de energia um aquecedor elétrico para piscina?
Para que serve o pó Faz querer quem não me quer?
Como funciona o umidificador de ar da Fisher Price?
Qual o sentido do verbo assistia?
Onde colocar o filtro da piscina?
Como ligar o monitor do simulador de caminhada?
Como tonalizar o cabelo prata?
Como usar o Google Tradutor no WhatsApp Youtube?
Como faço para Imprimir em Adobe Reader?
O que significa o verbo auxiliar does?
Quanto tempo dura o veneno ficam?
Para que serve o tricofort para cabelo?
Para que serve selante de pontas?
Como colocar o filtro de carvão na coifa?