Uma possível explicação da origem desta espécie de serpente é a especiação alopátrica. A Ilha da Queimada Grande se separou do continente há aproximadamente 11 mil anos e assim a jararaca-ilhoa ficou isolada das jararacas do continente.
Cerca de 11.000 anos atrás, os níveis do mar aumentaram, isolando a Ilha da Queimada Grande e fazendo com que as espécies de cobras que viviam na ilha evoluíssem de modo diferente que outras serpentes que ficaram no continente. ... Elas passaram a atacar aves migratórias que visitam a ilha sazonalmente.
A jararaca-ilhoa vive exclusivamente na Arie Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande. Adaptada à vida arborícola ou semi-arborícola, estima-se que existam cerca de dois mil indivíduos na ilha.
Estudos sobre a variação do nível do mar indi- cam que o último contato da ilha com o continente ocorreu há cerca de 11 mil anos. ... É consenso que certas características da jararaca-ilhoa, como seu vene- no e seus hábitos, teriam surgi- do como resposta adaptativa às condições ambientais da ilha.
Os juvenis da jararaca-ilhoa utilizam o engodo caudal para atrair presas ecotérmicas (anuros e lagartos) e pelo adulto para atrair pássaros (Andrade et al. 2010). Jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) adulta. Note a parte distal da cauda de coloração escura que é utilizada para atrair pássaros através do engodo caudal.
Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.
Mas poucos se atreveriam a disputar o território com as 15 000 cobras – no mínimo – que povoam a ilha, quase todas serpentes da espécie Bothrops insularis , mais conhecida como jararacas ilhoas.
Ela se formou no final da última era glacial, há cerca de 11 mil anos, quando o nível do mar subiu, separando aquele morro (que fazia parte da Serra do Mar) do continente, transformando-o numa ilha e isolando uma população de jararacas comuns (Bothrops jararaca).
A jararaca-ilhoa (nome científico: Bothrops insularis) é uma serpente sui generis, adaptada a vida arborícola ou semi arborícola, o que se reflete em diversos aspectos de sua morfologia e comportamento.
dez anos
Os pesquisadores não sabem, por exemplo, quanto vive uma jararaca-ilhoa. Estima-se que seja mais de dez anos. Já os perigos, esses são enormes.
O que quer dizer a palavra trauma?
O que é plano de três classes?
O que a teoria finalista defende?
Qual o limite para dispensa de licitação?
Qual a fórmula para calcular a aceleração?
Quanto custa vender pelo Uber Eats?
São características dos direitos humanos exceto?
Qual o sintoma da ansiedade depressão?
Quanto ganha um uber na Suíça?
Quais são as principais características das bacias hidrográficas?
O que é preciso para ter o visto de estudante na Suíça?