Os francos formavam uma das tribos germânicas que adentraram o espaço do Império Romano a partir da Frísia como federados e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região da Francônia na Alemanha, formando a semente histórica de ambos esses países modernos.
O Império Romano perdeu poder no século V d.C. Os francos e outros povos germânicos mudaram-se para a Gália nessa época. Clóvis I foi o primeiro rei franco importante. ... No fim do século V, Clóvis converteu-se ao cristianismo. Seus seguidores tornaram-se cristãos também, o que reforçou a união do povo franco.
Os merovíngios foram uma dinastia franca que governou os francos numa região correspondente à antiga Gália, onde estão localizadas atualmente a França, a Bélgica, uma parte da Alemanha e da Suíça. ... No último século de domínio merovíngio, a dinastia foi progressivamente empurrada para uma função meramente cerimonial.
Um de seus sucessores, Clóvis, foi responsável por consolidar os vários reinos francos e encerrar o controle romano na região de Paris, expandindo seu reino até os Pirineus. A conversão de Clóvis ao cristianismo no final do século V aproximou os Francos do papa.
481 d.C.
Reino Franco/Fundação
Primeiramente foram organizados pela dinastia Merovíngia, resultando numa grande expansão territorial e fortalecimento da igreja. Consequentemente, o espalhamento do poder católico acabou enfraquecendo os reis, e assim, o poder passou a ser exercido pelos mordomos do paço ("braço direito do rei").
Clóvis, rei dos Francos, se converteu (ao Cristianismo, que na época só era representado pela Igreja Católica) para garantir uma aliança entre a nobreza (os senhores de terra) e o Clero (os representantes da Igreja), o que facilitaria o governo de seus territórios.
Os francos mantiveram a indústria e a manufatura dos romanos e dos germânicos, bem como a arte e a arquitetura. Após a morte de Clóvis, o reino foi dividido entre seus quatro filhos, o mais velho, Teodorico I, controlou a margem oeste do Mar do Norte até a região dos Alpes.
Depois da morte de Clovis, seus quatro filhos dividiram o reino franco, enfraquecendo-o politicamente. Somente com o rei Dagoberto (629-639) houve uma nova reunificação dos francos. Entretanto, após sua morte surgiram novas lutas internas que aceleraram o desmoronamento do poder dos reis merovíngios.
Não se sabe ao certo quando os franceses deixaram de se considerar francos. Pelo menos até o século XIII, os reis franceses da dinastia capetíngia se denominavam ainda como francos. O primeiro registro de Rei da França que se tem notícia está em um documento do Rei Felipe II, de 1204.
Depois da morte de Carlos Magno e de seu filho, o Império Franco foi dividido entre os herdeiros, dando origem aos territórios da atual Alemanha e da França. Não se sabe ao certo quando os franceses deixaram de se considerar francos.
O que significa a palavra amor no latim?
Como usar massa de biscuit em forma de silicone?
Como é a linguagem empregada na entrevista?
Como tomar óleo de rícino como laxante receita?
Qual a característica do galego-português?
O que é licença de volume AutoCAD?
Qual o efeito do simulador de caminhada?
Quando vence licenciamento 2020?
Como conseguir um emprego em outra cidade?
Como usar o sorteador Instagram?
O que acontece com o foguete no espaço?
Como se caracteriza a divisão de Social do trabalho na primeira Revolução Industrial?
Como ocorre o movimento do corpo humano?
Como funciona o movimento das cargas?
Como funciona motor universal?
Como conseguir o traje Aranha de ferro?