Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. ... A revolução trouxe ainda avanços tecnológicos que alcançaram a medicina, proporcionando a redução dos índices de mortalidade por meio da vacinação e do controle de epidemias.
Explosão demográfica designa o crescimento elevado da população de um determinado local ou do mundo. ... Esse fenômeno foi observado, principalmente, em países subdesenvolvidos após o ano de 1950, quando se elevou em um um bilhão o número de pessoas na Terra em apenas 35 anos.
A explosão demográfica ocorreu, sobretudo, na segunda metade do século XX, mas tende a diminuir durante o século XXI. ... Entende-se por explosão demográfica o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 18. ... Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas.
Explosão demográfica é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.
Explosão urbana é um termo utilizado para expressar o alto e rápido crescimento demográfico da população.
1ª fase: Crescimento das sociedades tradicionais. Alta natalidade e alta mortalidade que geram crescimento demográfico insignificante. Predominante em países rurais e subdesenvolvidos. 2ª fase: Demarca o desenvolvimento industrial, social e econômico.
Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.
Atualmente, com mais de 7,5 bilhões de indivíduos na Terra, as principais causas que justificam a explosão demográfica são: urbanização, agricultura, industrialização e implantação de melhores técnicas médicas-sanitárias.
Contextualizando o que acima foi exposto, a explosão demográfica é sem dúvida, fator relevante para o desencadeamento da crise ecológica mundial. Ou seja, trás seus efeitos no meio ambiente através da degradação ambiental pelo desmatamento, desertificação, erosão do solo e outros fatores que serão analisados.
A urbanização contribuiu para o declínio das taxas de natalidade dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos, apresentou-se um fenômeno com características contrárias às da explosão demográfica. A chamada implosão demográfica iniciou-se no começo do século XXI com a estabilização do crescimento populacional.
As teorias, como visto não conseguiram se sobressair frente ao crescimento demográfico, de modo que ele ficou sem respostas, e passou a ser considerado um problema social. Historicamente, esse processo de crescimento populacional pode ser explicado mediante a análise de dados catalogados com base na história da humanidade (BELTRÃO, 1972).
Qual a função da escória no processo de soldagem?
Qual é o papel do pedagogo na escola?
Quem teve mais audiência SBT ou Globo?
Qual a importância de um Plano Diretor para as cidades?
Quanto tempo dura o Chantininho no bolo?
Quando se faz jejum pode tomar água?
Quais os soquetes usados na plataforma Intel nos dias atuais 2021?
Quais as características de um curativo ideal?
O que é a subjetividade do sujeito?
Quais os benefícios da castanha da Índia para a saúde?
Em qual Olimpíada O hipismo brasileiro conquistou uma medalha na competição por equipe?
Qual alisante é compatível com hidróxido de sódio?
Qual o desconto para comprar um carro para táxi?
Como desenvolver a habilidade de ouvir?
Quanto ganha um profissional de segurança do trabalho em Portugal?