Geisel assinou lei no dia 11 de outubro de 1977 para criar Mato Grosso do Sul. Decisão foi tomada por causa de disputa político-econômica na região. ... A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais.
O Mato Grosso do Sul foi criado, em 11 de outubro de 1977, por meio da promulgação da Lei Complementar 31 pelo então presidente Ernesto Geisel, que também nomeou o primeiro governador estadual, Harry Amorim Costa.
Mato Grosso do Sul
Estado de Mato Grosso do Sul | |
---|---|
Bandeira Brasão | |
- Região | Centro-Oeste |
- Estados limítrofes | Bolívia (NO), Paraguai (SO), Goiás (NE), Minas Gerais (L), Mato Grosso (N), Paraná (S) e São Paulo (SE) |
- Regiões geográficas intermediárias | 3 |
Mato Grosso do Sul
Divisa/Estado
Em 1977, Mato Grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
11 de outubro de 1977 Criado em 1977 e implantado em 1979, o Estado tem uma história marcada por movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. Ernesto Geisel assinou em 11 de outubro de 1977 a Lei Complementar nº 31, que decretou desmembramento de MT e criou MS.
Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios de Mato Grosso do Sul (Brasil), cujos nativos são chamados genericamente de sul-mato-grossenses. A capital do estado está assinalada em negrito.
Pelo que desse registro se depreende, o nome Mato Grosso é originário de uma grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado nas margens do rio Galera, percorrido pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Paes de Barros.
No Estado os cinco arranjos fronterícios estão nas cidades de Ponta Porã/Pedro Juan Cabalero, Corumbá/Puerto Quijarro, Coronel Sapucaia/Capitan Bado, Paranhos/Ypejhú e Bela Vista/Bela Vista Norte.
Com isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial do mesmo, em duas áreas: sendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao qual o presidente Ernesto Geisel queria nomear de Estado do Pantanal.
Na época da divisão de Mato Grosso, ele trabalhava na secretaria de comunicação do Estado. Em 1979, ponderou ele, Mato Grosso nascia como um Estado remanescente, numa imensa pobreza, cujas únicas proteções eram os recursos federais para custeio e investimento previstos na Lei Complementar, que logo cessaram devido à crise do petróleo de 1983.
Questão 1. Mato Grosso é uma unidade federativa do Brasil. Sendo assim, ele integra um dos cinco complexos regionais do território brasileiro.
Hoje, falar nesse assunto só vale mesmo por conta da História de Mato Grosso”. A divisão de Mato Grosso e a criação do Mato Grosso do Sul, embora mais traumática, não foi a primeira do Estado. Em 1943, Mato Grosso já havia sido separado, dando origem ao território de Guaporé – atual Estado de Rondônia.
Com o processo de divisão do estado do Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação do Mato Grosso do Sul. Esse processo ocorreu no dia 11 de outubro de 1977 com a sanção presidencial de Ernesto Geisel, então comandante da ditadura militar que governava o Brasil desde 1964.
O que é tempo de qualidade no relacionamento?
Como fazer o agachamento Terra em casa?
O que acontece quando se faz o Evangelho no lar?
Como fazer para não receber chamadas no iPhone?
O que é não ter papas na língua?
O que fazer para não transmitir HPV?
Como manter o foco e a concentração nos estudos?
Porque eu tenho medo de falar com as pessoas?
Como fazer mechas nas pontas do cabelo?
Qual o momento certo de carregar o celular?
O que fazer para perder o medo de falar?
Como fala o nome Jesus em inglês?