Como água é um composto polar, o pólo positivo de uma molécula atrai o pólo negativo de outra, o que resulta em uma atração eletrostática. Essa atração é chamada ligação de hidrogênio (ou ponte de hidrogênio), e ocorre entre átomos de hidrogênio com oxigênio, nitrogênio ou fluor.
Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”). ... Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.
e) a água possui moléculas polares que formam ligações de pontes de hidrogênio, aumentando a força de coesão entre suas moléculas, enquanto a amônia possui ligações de hidrogênio mais fracas (μ H2O > μ NH3) e o metano é uma molécula apolar (μ = O).
A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. ... As ligações de hidrogênio explicam vários fenômenos da natureza, veja os seguintes exemplos: O fato de o gelo flutuar na água: O gelo é menos denso do que a água e, consequentemente, flutua nela.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
Observe que cada molécula de água fica circundada espacialmente por outras quatro moléculas de água, sendo que as ligações de hidrogênio ocorrem pela ligação entre o hidrogênio de uma molécula (polo positivo) com o oxigênio de outra (polo negativo).
A ligação de hidrogênio pode ser considerada um caso particularmente intenso de interação dipolo-dipolo permanente. Devido ao pequeno tamanho, o átomo de H se aproxima bastante do outro átomo, o que, combinado com a forte interação entre o próton do H e os elétrons do outro átomo, faz com que esta seja a interação mais forte entre as moléculas .
As Ligações de Hidrogênio também existem dentro de uma mesma molécula, como nas proteínas e nos ácidos nucleicos. Em ambos os casos elas são importantes na manutenção da estrutura da macromolécula.
Os átomos de hidrogênio e oxigênio podem interagir com muitos tipos de moléculas diferentes, razão pela qual a água é considerada o solvente mais poderoso conhecido. As Ligações de Hidrogênio também existem dentro de uma mesma molécula, como nas proteínas e nos ácidos nucleicos.
O hidrogênio é capaz de fazer tanto ligações covalentes (ligação química em que há compartilhamento de elétrons) quanto ligações que não são químicas ...
Por que mulheres compram maquiagem?
Qual artista da Missão Artística Francesa teve como tema os índios?
Quem tem direito ao rateio dos professores?
Qual animal simboliza a mulher?
São etapas da distribuição de medicamentos?
Quais os principais rebanhos criados no Rio Grande do Sul?
Qual o novo Código de Ética Enfermagem?
Como fazer um parecer descritivo da turma?
O que há de novo debaixo do sol?
Quanto tempo demora para sair o Crea-rj?
Qual a diferença do bode para cabrito?
O que é natureza jurídica 213-5?
Como a cidade de Salvador se dividia?
Qual a profissão mais promissora?
Para que serve as bolinhas de gel que cresce na água?