O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:
A membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, é a estrutura que envolve e delimita todo o conteúdo celular. Estabelece fronteira entre o meio celular interno (parte intracelular) com o meio externo (parte extracelular). Também serve de canal seletivo para a entrada e saída de substâncias na célula.
Transporte Ativo
O transporte ativo é o que ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Nesse caso, o transporte de substâncias ocorre do local de menor para o de maior concentração. Ou seja, contra um gradiente de concentração.
A passagem da água de um meio para outro é feita nas células com o auxílio de proteínas transportadoras na membrana, as aquaporinas. Assim, a osmose ocorre sempre que existe diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula.
O transporte passivo é a troca de substâncias da célula com o meio, que ocorre sem gasto de energia. Os tipos de transporte passivo são: difusão simples, osmose e difusão facilitada. ... Outro tipo de transporte passivo é a osmose.
A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Em biologia celular, transporte celular refere-se ao conjunto de mecanismos que regulam a passagem de solutos tais como iões e pequenas moléculas através de membranas biológicas, camadas bilpídicas que contêm proteínas.
Endocitose: quando o transporte em quantidade é para o interior da célula; pode ocorrer por fagocitose (quando a célula engloba partículas sólidas) ou pinocitose (quando a célula engloba partículas líquidas). Exocitose: quando o transporte de substâncias, em quantidade, é direcionado para fora da célula.
As moléculas pequenas e os íons são transportados entre as células através dos transportes passivos e ativos. As moléculas grandes são capturadas e eliminadas através de endocitose e exocitose. Esses processos são fundamentais para o funcionamento da célula.
A passagem seletiva de substâncias através da membrana ocorre de duas maneiras diferentes: o transporte ativo, quando envolve o uso de energia, e o transporte passivo quando não envolve a utilização de ATP.
Fisiologia Celular – Mecanismos de Transporte Celular Fagocitose, pinocitose, osmose, ... Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio. ... Endocitose: quando o transporte em quantidade é para o interior da célula; pode ocorrer por fagocitose (quando a célula engloba partículas sólidas) ...
Quais as melhores marcas de pistola?
Pode tomar dipirona e tandrilax?
Qual a diferença entre o artigo 155 e 157?
Qual é a principal causa do aspecto Ananicado das árvores?
Qual o dia da semana de cada Orixá?
O que representa o status social?
Com quanto tempo sei que estou grávida?
Porque quem tem doença autoimune não pode fazer preenchimento labial?
Qual é a melhor rodovia do mundo?
Pode uma mãe esquecer do seu filho Salmo?
Quais as diferenças Morfologicas das estruturas Neoplasicas benigna e maligna?
O que é um sistema de gestão de produção?
Como motivar e influenciar pessoas?