Reprodução vegetativa, ou reprodução clonal, é uma forma de reprodução assexuada que ocorre em múltiplas espécies de fungos, algas e plantas. Consiste na simples cisão de algum órgão vegetativo e posterior brotamento da parte seccionada, transformando-se em outro indivíduo.
Na reprodução assexuada algumas partes da planta original ou planta mãe originam um outro indivíduo em um processo chamado propagação vegetativa. Nesse caso, a nova planta é geneticamente igual à planta mãe. Esse tipo de reprodução pode ocorrer por esporos, brotamentos de caules, folhas ou tubérculos.
As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.
Divisão de touceiras O caule emite brotações laterais, surgindo filhotes idênticos à mãe. Estes filhotes devem ser cortados com uma faca afiada e cada pedaço irá constituir novas plantas ou brotações. Exemplo de plantas propagadas dessa forma: cebolinha, clorofito, cimbidium, bromélia, grama, helicônia, etc.
As plantas que nunca produzem sementes reproduzem-se por brotamento de rizoma (raiz) ou ramos, reprodução assexuada.
Propagação vegetativa é a reprodução assexuada verificada em diversas espécies de fungos, algas e algumas plantas terrestres. Acontece pela cisão de algum órgão vegetativo, que posteriormente surgirá um broto na parte seccionada, surgindo uma outra planta, outro indivíduo. Também é conhecida como reprodução clonal.
A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.
Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
A propagação vegetativa artificial é um tipo de reprodução vegetal que é realizada através de meios artificiais envolvendo intervenção humana. Os tipos mais comuns de técnicas reprodutivas vegetativas artificiais envolvem estaquia, enxertos e cultura de tecidos.
A propagação vegetativa ou a reprodução vegetativa é o crescimento e desenvolvimento de uma planta por meios assexuados. Este desenvolvimento ocorre como ...
A reprodução vegetativa se dá, neste caso, quando as suas hifas se partem, e as partes voltam a crescer independentemente. Em organismos vegetais de maneira geral, a totipotência celular permite que qualquer célula especializada retorne ao seu estágio indiferenciado, para posteriormente se transformar em outro tipo celular completamente diferente.
A reprodução vegetal é caracterizada pelas formas de multiplicação das plantas, dando origem a novos indivíduos. A reprodução sexuada envolve dois gametas, e a reprodução assexuada conta com apenas um organismo. A reprodução assexuada envolve uma única célula, que se divide para formar outras duas células idênticas, consideradas células-filhas.
A reprodução de plantas ocorre de duas formas: Sexuada (nesse tipo de reprodução são formadas células especiais, chamadas de gametas.
Como foi a evolução do futsal?
Como foi a formação do último paredão?
Como foi a eliminação do Gilberto?
Qual o grande feito de Rachel de Queiroz?
Como foi a vida de Maurício de Sousa?
Como descobrir a raiz de uma palavra?
Como era dividida a sociedade na América Espanhola?
Como habilitar a câmera para ler QR Code Motorola g8?
Como ocorreu a formação do povo hebreu?
Como imprimir em formato de cartaz?
Como achar a intersecção com o eixo y?
Como se dá o processo da morte?
Como identificar uma radiação?
Como descobrir a raça do passarinho?
O que é metáfora é de 5 Exemplos?
Como podemos identificar a presença de lipídios em um alimento?