A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
Fazer mudanças na alimentação, focar nos exercícios certos e até deixar sua rotina mais zen vão ajudar a incinerar pneuzinhos
RANCIDEZ HIDROLÍTICA OU LIPOLÍTICA É a reação ocasionada pela ação de enzimas como a lipase/lipoxigenase e/ou por agentes químicos (ácidos/bases) que rompem a ligação éster dos lipídios, liberando ácidos graxos. Na rancidez hidrolítica ou lipolítica forma-se ácidos graxos livres, saturados e insaturados.
A oxidação é uma reação química que enferruja o metal, mas nas células pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucléico), estimular o aparecimento de alguns tipos de cânceres e causar várias doenças. Há alguns anos, cientistas acreditam que esse processo está associado ao envelhecimento.
Nos organismos, o principal efeito da presença de radicais livres e outras espécies reativas de oxigênio é a aceleração do processo de envelhecimento, pelos seus efeitos deletérios podendo levar a morte celular.
Oxidação é a reação química em que átomos, íons ou moléculas perdem elétrons. Ela também provoca o aumento do número de oxidação (nox). O termo oxidação foi inicialmente criado para denominar as reações nas quais o oxigênio era o reagente. Porém, descobriu-se...
A oxidação orgânica apresenta quatro formas: a combustão, a ozonólise, a oxidação branda e a oxidação energética. A combustão é uma reação química de uma substância com oxigênio, na qual culmina com a produção de luz e calor. O oxigênio é denominado comburente.
Ela também provoca o aumento do número de oxidação (nox). O termo oxidação foi inicialmente criado para denominar as reações nas quais o oxigênio era o reagente. Porém, descobriu-se que em alguns casos, ocorriam na ausência desse elemento. Como o termo já era amplamente conhecido, continuou em uso.
Todos os metais podem sofrer oxidação. Ela ocorre devido o contato dos metais com o ar e a água. Inicialmente, forma-se a corrosão que é o desgaste do metal, em virtude da oxidação. Daí, forma-se a ferrugem. Veja a reação de oxirredução para formação da ferrugem: Fe (s) → Fe 2+ + 2e -. Nessa etapa, o ferro perde dois elétrons, sofre a oxidação.
Como é financiado o SUS no Brasil?
Como se escreve Ex-diretor-presidente?
Como se dá a relação entre capital e trabalho?
O quê Durkheim afirma a respeito da sociedade?
Como ocorre o fluxo de materiais dinheiro e informações dentro da cadeia de suprimentos?
Como é o ciclo da toxoplasmose?
Como a informação genética é transmitida?
O que quer dizer uma pessoa escamosa?
O que se significa a palavra entrosamento?
Como escrever Exclarecer ou esclarecer?
Qual é o certo em comum ou incomum?
Qual é o significado de embolso?
Qual é o substantivo de escultura?