A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna.
As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muito mais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.
calcário a) A rocha mais comum em áreas de caverna é o calcário, que é do tipo sedimentar.
Cavernas cársticas. O processo mais frequente de formação de cavernas é através da dissolução da rocha pela água da chuva ou dos rios, um processo também chamado de carstificação.
As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites.
As cavidades naturais subterrâneas são bens que apresentam um ecossistema frágil e delicado, contendo, normalmente, além do corpo rochoso, conteúdo mineral e hídrico, fauna, flora, sítios arqueológicos e paleontológicos.
- Caverna: quando a altura da entrada da cavidade natural subterrânea é menor que o seu desenvolvimento linear; - Abismo: quando o desenvolvimento linear da cavidade natural subterrânea é predominantemente vertical.
As cavernas são formadas pela dissolução de carbonato de cálcio (CaCO3) em água. Esse sal é muito comum na natureza e pode ser encontrado em grande quantidade na constituição do calcário.
Além da importância científica, a exploração de cavernas representa um grande papel no turismo de aventura (ou ecoturismo ), sendo uma parte importante da economia das regiões em que ocorrem. As cavernas, de acordo com sua formação, são divididas em dois grandes grupos: cavernas primárias e secundárias.
Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias.
Cavernas de colapso também podem ocorrer quando uma camada solúvel abaixo de uma camada de granito ou arenito é dissolvida e remove a sustentação das camadas superiores. As fraturas resultantes dos dois processos podem eventualmente atingir grandes dimensões e quando se estendem até a superfície, permitem a visitação dessas cavernas.
Como ganhar dinheiro com uma pequena propriedade rural?
Como transformar o verde em outra cor?
Como transformar um arquivo PDF em OCR?
Como mudar um arquivo de PDF para Word no celular?
Como se escreve a palavra Maco?
Como transformar PDF em DWG AutoCAD?
Como converter SMS em internet Oi?
Como transferir dados Android para Xiaomi?
Qual o sinônimo da palavra miraculosos?
Qual o significado do marxismo?
Como transferir a placa de um veículo de uma cidade para outra?
Como transformar MEI em Sociedade Limitada Unipessoal?
Como transformar um arquivo digitalizado em texto?