Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Consequência da eutrofização Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes. Há alterações no pH da água. Há redução da biodiversidade da área afetada. Há aumento exagerado de algas e outras plantas aquáticas.
A eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema. O aumento da produtividade é ocasionado, principalmente, pela proliferação excessiva de algas.
Eutrofização antrópica ou artificial: Quando é provocada pelo homem e tem como principal causa a poluição das águas, falta de saneamento, acúmulo de lixo doméstico, despejo de efluentes nas águas e uso de fertilizantes que contaminam o lençol freático.
As consequências negativas da maré vermelha afetam o ambiente marinho e o homem. Nos mares, muitos peixes e outros organismos aquáticos que se alimentam do fitoplâncton podem morrer contaminados. Isso afeta a cadeia alimentar e provoca o desequilíbrio do ecossistema.
A eutrofização de cursos d'água (rios, lagos ou represas) é o processo que resulta num aumento de nutrientes essenciais para o fitoplâncton (algas) e plantas aquáticas superiores, principalmente nitrogênio, fósforo, potássio, carbono e ferro.
Com quantos meses nasce os primeiros dentes?
Pode dormir com a pressão alta?
O que plantar para ganhar muito dinheiro?
Porque a superprodução é considerada a principal das 7 perdas?
Qual o conceito de treinamento?
O que tomar para baixar o triglicérides?
Quanto custa o IPVA de uma Evoque 2015?
Como por temperatura no instagram?
É possível ter um infarto sem sentir nada?