O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.
Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.
A escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. A educação especial é voltada ao ensino e aprendizagem de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento e aprendizado.
Cinco fatores influenciam o processo de aprendizagem
A escola ideal é aquela que oferece os instrumentos e conteúdos essenciais para uma aprendizagem de qualidade necessária para que os indivíduos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, possam trabalhar com competência, viver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de ...
De acordo com Claudinho Pilleti (2006) os princípios básicos que dão sustentáculo ao processo ensino-aprendizagem são: a) Estabelecer o que será avaliado, pois educar tem em vistos vários objetivos que permitem o desenvolvimento do indivíduo como um todo, envolvendo aspectos de aproveitamento (domínio cognitivo, ...
O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação. ...
Durante toda a história da humanidade os estudiosos desenvolveram teorias a respeito de como funciona o ensino e aprendizagem e quais seriam as melhores metodologias para tornar essa operação mais eficiente. De forma geral, considera-se o aprendizado um processo contínuo que não se acaba após retirar o diploma.
Nesse sentido, segundo a neuropsicologia, o processo de aprendizagem funciona da seguinte forma: a primeira reação em nosso cérebro, quando começamos a aprender algo, é uma sensação. Ela pode ser pelo tato, audição, visão, paladar ou olfato.
Assim, a par de (processo de) ensino/aprendizagem, é recorrente a forma ensino-aprendizagem. Esta forma hifenizada parece-me reflectir melhor o conceito a transmitir, mostrando o hífen que o processo em causa é a associação de dois tipos de relação pedagógica e cognitiva e não uma alternativa entre eles, como o uso da barra poderia deixar pensar.
O Processo Ensino-Aprendizagem O Processo Ensino-Aprendizagem Para Fernández (1998), as reflexões sobre o estado atual do processo ensino- aprendizagem nos permite identificar um movimento de idéias de diferentes correntes teóricas sobre a profundidade do binômio ensino e aprendizagem.
Qual a importância do curso de Direito para a sociedade?
Como lidar com pessoas difíceis no relacionamento?
Como interpretar o resultado do EBITDA?
O que fazer quando a relação está em crise?
O que é um problema emocional?
Como ajudar uma pessoa com ego inflado?
Quem tem síndrome de Asperger pode se aposentar?
Como lidar com situações difíceis em sala de aula?
O que fazer quando seu irmão e agressivo?
Como tirar a mágoa do coração de uma pessoa?
Como montar uma assessoria de licitação?
Como lidar com pessoas que só falam de si mesma?
Qual o lucro de uma loja de fraldas?
Como colocar a referência de um livro?
Como montar um treino avançado?
Qual investimento para abrir uma loja de hidráulica?