A dissociação das bases, segundo a teoria de Arrhenius, é um fenômeno que ocorre com essas substâncias apenas em duas situações pontuais: quando são colocadas em água ou quando são submetidas ao processo de fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido).
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
O grau de dissociação das bases é uma grandeza matemática utilizada para determinar a capacidade de condução de corrente elétrica em uma solução que contém uma base. ... Assim, quanto maior o grau, mais a base irá dissociar e maior será a quantidade de íons liberados na água.
Na reação é formado um sal orgânico de potássio e glicerol. Em comparação com os sabões formados com NaOH, os sabões de potássio são mais macios e mais solúveis em água.
Entenda a dissociação das bases, fenômeno físico que ocorre com essas substâncias quando submetidas à dissolução ou à fusão. Esse processo está diretamente relacionado com a capacidade de liberar íons (cátions e ânions) no meio. Nesse caso, o ânion sempre será o mesmo, ou seja, o hidróxido. Clique e saiba mais!
Segundo Arrhenius, base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH‒ (hidroxila).
O processo ou fenômeno da dissociação das bases é caracterizado pela liberação de íons, sendo um cátion Y + qualquer sempre acompanhado do ânion hidróxido (OH - ), e pode ser representado por uma equação genérica: Obs.: O símbolo Δ significa aquecimento, ou seja, nesse caso, a base está sofrendo fusão.
Exemplo 2: Hidróxido de alumínio [Al (OH) 3] é uma base fraca por apresentar um metal que não pertence às famílias dos metais alcalinos e alcalinoterrosos. O grau de dissociação é um dado matemático que indica a relação entre a quantidade de partículas dissociadas da base, pelo seu número total, em porcentagem:
Uma base fraca, por sua vez, também libera íons OH - quando dissolvida em água, mas nesse caso ainda restam em solução muitas moléculas não dissociadas desta base. Por exemplo: o hidróxido de amônio (NH 4 OH), que é uma base fraca, se dissocia pouco, restando muito da espécie NH 4 OH em solução. Sua dissociação está equacionada abaixo.
Por exemplo, o hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, já o hidróxido de amônio (NH 4 OH) é uma base fraca, o que sugere que a primeira libera mais íons em solução do que a segunda, mesmo quando ambas em mesmo número de moléculas. Suas equações de dissociação são respectivamente mostradas abaixo.
Pode dar diclofenaco de humano para cachorro?
Qual CFOP de entrada para 7358?
Quando se encerra o diferimento do ICMS?
Qual o período de transmissibilidade da amebíase?
Quem foi a primeira mulher a lutar pelos direitos das mulheres?
Qual o melhor produto para tirar o amarelo do cabelo?
O que comer para diminuir a candidíase?
Por que a língua portuguesa é o idioma oficial do Brasil?
O que colocar na banana para reduzir seu índice glicêmico?
Qual a função de um diplomata no Brasil?
Qual CFOP para devolução de remessa para industrialização?