A dissociação das bases, segundo a teoria de Arrhenius, é um fenômeno que ocorre com essas substâncias apenas em duas situações pontuais: quando são colocadas em água ou quando são submetidas ao processo de fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido).
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
O grau de dissociação das bases é uma grandeza matemática utilizada para determinar a capacidade de condução de corrente elétrica em uma solução que contém uma base. ... Assim, quanto maior o grau, mais a base irá dissociar e maior será a quantidade de íons liberados na água.
Na reação é formado um sal orgânico de potássio e glicerol. Em comparação com os sabões formados com NaOH, os sabões de potássio são mais macios e mais solúveis em água.
Entenda a dissociação das bases, fenômeno físico que ocorre com essas substâncias quando submetidas à dissolução ou à fusão. Esse processo está diretamente relacionado com a capacidade de liberar íons (cátions e ânions) no meio. Nesse caso, o ânion sempre será o mesmo, ou seja, o hidróxido. Clique e saiba mais!
Segundo Arrhenius, base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH‒ (hidroxila).
O processo ou fenômeno da dissociação das bases é caracterizado pela liberação de íons, sendo um cátion Y + qualquer sempre acompanhado do ânion hidróxido (OH - ), e pode ser representado por uma equação genérica: Obs.: O símbolo Δ significa aquecimento, ou seja, nesse caso, a base está sofrendo fusão.
Exemplo 2: Hidróxido de alumínio [Al (OH) 3] é uma base fraca por apresentar um metal que não pertence às famílias dos metais alcalinos e alcalinoterrosos. O grau de dissociação é um dado matemático que indica a relação entre a quantidade de partículas dissociadas da base, pelo seu número total, em porcentagem:
Uma base fraca, por sua vez, também libera íons OH - quando dissolvida em água, mas nesse caso ainda restam em solução muitas moléculas não dissociadas desta base. Por exemplo: o hidróxido de amônio (NH 4 OH), que é uma base fraca, se dissocia pouco, restando muito da espécie NH 4 OH em solução. Sua dissociação está equacionada abaixo.
Por exemplo, o hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, já o hidróxido de amônio (NH 4 OH) é uma base fraca, o que sugere que a primeira libera mais íons em solução do que a segunda, mesmo quando ambas em mesmo número de moléculas. Suas equações de dissociação são respectivamente mostradas abaixo.
O que são adaptações pedagógicas?
Qual é a desvantagem do uso da internet?
Quantas pessoas foram para o deserto com Moisés?
Como decorar a matéria mais rápido?
Quem é o preferido peão para ganhar o prêmio da fazenda?
Como conservar o arroz cru por mais tempo?
O que deve ter em um kit de sobrevivência?
Quantos capítulos tem lobo solitário?
Qual o salário de cuidador de idoso 2021?
Como melhorar rosto envelhecido?
O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?
Quais os fatores que influenciam na escolha dos métodos de análise?
Quais os alimentos que ajudam no crescimento infantil?