Resposta: A significação de um texto não se encerra nele mesmo, mas somente se dá através de uma ação do leitor sobre ele, trazendo sua experiência, sua visão de mundo. Essa visão de mundo vai refletir valores sociais.
Na produção de sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade. ... Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor, que, por sua vez, modifica o texto.
O processo de construção dos sentidos pressupõe produtor e leitor. Os sentidos construídos não são, portanto, fixos: dependem tanto da produção quanto da leitura e são "resultado das estratégias de interpretação compartilhadas por uma comunidade lingüística" (p. 104).
Ler é atribuir sentidos aos estímulos visuais (verbais e não verbais) em um texto com base num propósito de leitura.
Todo enunciado é construído buscando fazer sentido. As palavras organizam-se em frases, estabelecendo, assim, a comunicação. Todo enunciado busca construir um sentido, e a palavra é sua matéria-prima, é o ponto de partida para a comunicação.
A produção de sentido não pode ser compreendida no senso comum. É equivocado pensar que o sentido ou significado devem ser colocados nas pessoas. ... Dessa forma, a produção de sentido pode ser entendida como uma evidência das emoções, das vontades e das ações.
O conhecimento do leitor é fundamental para que ele possa dar sentido ao que lê, considerando seus conhecimentos e que os mesmos são diferentes de um leitor para outro, tal fato implica em aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. ... Esses recursos são chamados de efeitos de sentido e podem ser construídos por meio do duplo sentido, da ambiguidade, da ironia e do humor.
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. ... É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.
A interpretação é uma atividade humana voltada a atribuir sentido a algo. Esse algo pode ser muitas coisas: frases, gestos, pinturas, sons, nuvens. ... Em outras palavras, tudo pode ser tomado pelo intérprete como um texto, ou seja, como um objeto interpretável.
Acredita-se portanto que o processo de construção de sentido da leitura se realiza através de inferências feitas a partir de pistas linguísticas, junto ao seu conhecimento de mundo, o leitor pode interpretar e construir sentido do material lido, ultrapassando assim a visão de leitura como mera retirada de informações. REFERÊNCIAS
São inúmeras as relações entre as palavras e sentidos que elas possuem dentro do processo de construção do texto. A construção do sentido nos textos parte da combinação de vários elementos que atuam diretamente no mesmo.
Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações. Quando lemos um texto, estamos ao mesmo tempo construindo sua interpretação, e fazer isso de maneira eficiente está relacionado com os conhecimentos que já possuímos.
Como se diz menino em Curitiba?
Qual o melhor exemplo de ação social tradicional?
Quais as principais características do período pré-homérico?
Quais as áreas que um maquiador pode atuar?
O que significa a expressão perder de vista?
O que são íons é como são classificados?
Quais foram as riquezas geradas pela borracha?
Quais são as características importantes da religião na sociedade egípcia?
Para que servem os endereços privados e quais as faixas de endereços privados das classes A BEC?
Como os egípcios eram enterrados?