A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando. A cicatriz é o tecido novo que se forma durante o processo de cura de uma ferida.
Na regeneração, alguns tecidos são capazes de substituir células lesadas e retornar ao estado normal. Este processo ocorre por proliferação de células residuais (não lesadas) que retêm a capacidade de divisão e por substituição de células-tronco teciduais.
Para tornar o local da ferida mais forte e resistente, acontece a produção de colágeno pelos fibroblastos, que se originam a partir de células mesenquimais quiescentes. A função delas é formar o colágeno, considerado a proteína estrutural do corpo e responsável pela força e sustentação de tensão da cicatriz.
A natureza a utiliza como um meio para fechar as lesões do organismo quando não é possível a regeneração perfeita dos tecidos. O processo de cicatrização pode ocorrer de duas formas: Primária: acontece quando um ferimento não contaminado possui bordas lisas e próximas, sem perda tecidual, como ocorre em cortes cirúrgicos.
Cicatrização e reparo tecidual Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido.
O processo de cicatrização acontece em tecidos lesados que não são capazes de se regenerar ou em associação com a ação regenerativa. Essa forma de reconstrução é amplamente encontrada em ferimentos grandes ou em: Casos de lesão tecidual grave ou crônica, que causam danos as células parenquimatosas, ao epitélio e a matriz extracelular;
– Terapia medicamentosa: antiinflamatórios, antibióticos e quimioterápicos podem interferir no processo cicatricial. – Tratamento tópico inadequado: utilização de produtos inapropriados, como sabão comum. – Distúrbios cicatriciais: distúrbios na cicatrização, como atrofia cicatricial, cicatriz hipertrófica e queloides.
Qual a diferença entre lã de rocha e de PET?
O que é melhor bacharelado ou graduação?
O que são instrumentos digitais?
O que são riscos ergonômicos como prevení los?
Qual é a cor mais estranha do mundo?
É possível morrer de estresse?
É preciso tirar a barba para se alistar no Exército?
Como funciona o grupo terapêutico?
Como acabar com a ferrugem de fogão de ferro fundido?
O que acontece se jogar óleo no ralo?
Como é feita uma análise de risco?