Em latim, “copro” significa fezes e “fagia” ingestão. Animais como o coelho não possuem a enzima responsável pela digestão da celulose, então eles reaproveitam os próprios cecotrofos, que é um tipo de fezes produzido no ceco – a parte inicial do intestino grosso -, em um processo de fermentação por bactérias.
O intestino grosso tem um importante papel na digestão do coelho, devido à fermentação cecal, excreção seletiva da fibra e a reingestão do conteúdo cecal (cecotrofia), podendo ser dividido em ceco, colo e reto. O ceco dos coelhos é bastante volumoso, medindo cerca de 40 cm, com capacidade aproximada de 600 ml.
ceco do coelho que naturalmente ocorreu, melhor dizendo, o ato de ingerir os cecotrofos. Três palavras diferentes, mas com o mesmo significado. ... O correto seria dizer que os coelhos FAZEM cecofagia, ceotrofagia ou cecotrofia e não dizer coelhos TEM cecofagia, ceotrofagia ou cecotrofia. Coprofagia: É o consumo das fezes.
A cecotrofia é muito importante para melhorar a utilização de proteína e matéria seca da dieta, ela ocorre muito precocemente em coelhos selvagem, enquanto que, nos domésticos, inicia-se no momento em que se passa a ingerir alimentos sólidos, por volta de terceira semana de vida.
A contribuição dos cecotrofos em relação à proteína ingerida para os mesmos alimentos foram de 28 e 27%, respectivamente. O autor cita que a composição química dos cecotrofos em termos de matéria seca (MS) e proteína bruta (PB) foi influenciada em função do tipo da dieta.
Todo coelho come suas próprias fezes. ... Esse material fecal é ingerido devido ao seu alto valor nutricional, sendo de total importância para a flora intestinal do seu orelhudo. Muitos proprietários não chegam a ver seus coelhinhos comendo fezes, isso é normal.
Anatomicamente, os coelhos apresentam o aparelho digestório caracterizado pelo estômago glandular simples, trato intestinal lon- go e ceco muito grande. O ceco do coelho é funcional e é respon- sável por promover a fermentação bacteriana e a síntese de vitami- na B (AMORIM & et al., 2002).
Resumindo-se o processo digestivo dos coelhos é efetuado em dois ciclos: 1º Ciclo – denominado cecotrofismo, caracteriza-se pela ingestão dos alimentos, os quais passam obrigatoriamente pelo ceco, onde serão selecionados e submetidos à digestão microbiana; 2º Ciclo – ocorre a cecotrofagia, caracterizada pela ingestão ...
Anatomicamente, os coelhos apresentam o aparelho digestório caracterizado pelo estômago glandular simples, trato intestinal lon- go e ceco muito grande. O ceco do coelho é funcional e é respon- sável por promover a fermentação bacteriana e a síntese de vitami- na B (AMORIM & et al., 2002).
O sistema digestivo dos coelhos está desenhado para digerir altas quantidades de fibra e por isso, este é um dos principais motivos que os leva a ingerir quantidades anormais de pelo.
Quem foi o primeiro presidente eleito pelo voto indireto no Brasil depois da ditadura quando?
Qual é a diferença entre excreção e secreção?
Qual foi o jogador de futebol eleito como o melhor do mundo pela FIFA em 2006?
O que foi a Sabinada quais foram as causas e consequências?
Quanto custa o metro de uma cerca elétrica?
Quando é que surgiu a educação?
Como os animais se movimentam?
Para que serve a manta de vidro no fogão?
Qual é o conceito de República?
Como é feito o cálculo de horas trabalhadas?
Qual a cor que mais absorve calor?