O modelo Taylorista/Fordista, foi o mais utilizado principalmente de 1914 a meados da década de 1970. Esse modelo baseado na rigidez previa que uma produção em massa (em grande quantidade) e em série (produtos iguais) daria muito lucro.
Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. ... Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.
Como funciona o Fordismo na prática Ford implementou nas suas fábricas um sistema de esteiras rolantes, em que os veículos eram direcionados para os trabalhadores montadores, que ficavam parados. O processo tornou-se mais organizado, com um início, meio e fim.
O Taylorismo promoveu aumento na produtividade, de modo que eram necessários menos trabalhadores e menos horas de trabalho para produzir a mesma quantidade de produtos. ... Além disso, o aumento na produtividade também leva a aumento nos lucros das empresas.
Nesse contexto, ainda encontra-se a presença do modelo taylorista-fordista, oriundo do processo industrial das fábricas e caracterizado pela racionalização, planejamento, formalização, mecanização, divisão do trabalho, produção de massa, centralização, dentre outras, tendo-se inúmeras influências na gestão educacional ...
O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada. Foi desenvolvido no início do século XIX, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos fabris.
Devemos salientar que o taylorismo não está preocupado com as inovações tecnológicas, mas sim com as possibilidades de controlar a linha de produção. Através de uma padronização continua, pelo estabelecimento de um sistema de supervisão e controle, o homem acabou se transformar por uma peça da máquina.
O taylorismo emprega basicamente cinco princípios, a saber: substituição de métodos baseados na experiência por metodologias cientificamente testadas; seleção e treinamento rigoroso dos trabalhadores, de modo a descobrir suas melhores competências, as quais devem ser continuamente aperfeiçoadas; supervisão contínua do trabalho;
Apesar de ter revolucionado a produção industrial apresentando possíveis benefícios aos trabalhadores, como os já citados redução da jornada de trabalho e aumento dos salários, as obras de Taylor sofreram inúmeras críticas. A maior delas está relacionada ao aumento da produtividade em detrimento do trabalhador.
Engenheiro mecânico por formação, Taylor trabalhou como operário e engenheiro em algumas empresas e fábricas nos Estados Unidos, onde passou a observar o sistema produtivo e a administração industrial. Taylor constatou que a forma como o trabalho era organizado não gerava lucro, portanto, era ineficiente.
Como a população reagiu a revolta da vacina?
Qual é o estilo artístico de Beatriz Milhazes?
Por que ocorreu o fim do Pacto Colonial?
Como parar de se iludir fácil?
Quanto custa uma passagem para Jaraguá do Sul?
Como se classifica um óleo SAE?
Em que ano surgiu a educação a distância no Brasil?
Como surgiram os reis indolentes?
Quando começou a luta das mulheres por direitos iguais?
Como é o processo de formação de cidades?
Como é que a China se tornou comunista?
Como se destacar no mercado de Administração?
Qual foi a causa da morte de Antônio Conselheiro?
Como a enfermagem chegou no Brasil?
Como não engordar depois de uma cirurgia?
Como se deu a génese do constitucionalismo brasileiro?
Quantas horas de trem de Belo Horizonte a Guarapari?