O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas, que são resultado da quebra de aminoácidos presentes nas proteínas do nosso organismo e em alimentos. Ele circula em nosso sangue, está presente também em nossas articulações e é eliminado predominantemente pelos rins.
O que são purinas? São compostos que quando metabolizados, formam o ácido úrico. Encontrados principalmente nos alimentos ricos em proteínas e quando consumidos em excesso, podem elevar os níveis de ácido úrico, podendo acarretar problemas como gota e litíase renal.
A principal utilização das purinas é a síntese do DNA, porém, elas também são componentes de várias outras moléculas indispensáveis ao organismo como o ATP (armazenamento de energia), o NADH (transportador de elétrons em reações bioquímicas da célula) o GTP (molécula de transporte de energia) AMPc (molécula responsável ...
No entanto, quando surgem sintomas de ácido úrico baixo, esses podem ser graves, como: insuficiência renal aguda (IRA), cálculos renais e uma síndrome neurológica, de confusão mental, chamada encefalopatia posterior reversível (PRES).
O ácido úrico baixo pode acontecer quando há consumo de drogas ou problemas renais e hepáticos. É dividido em dois tipos: Primária: quando a doença é permanente.