O procedimento é simples: colocam-se os resíduos orgânicos produzidos no dia pelo domicílio em uma das caixas e cobre-se com matéria vegetal seca (serragem ou folhas secas). Em aproximadamente 60 dias, as minhocas nas caixas já fizeram seu trabalho, se alimentando dos resíduos, transformando-os em húmus.
A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e compostagem do material orgânico, onde o lixo orgânico será transformado em húmus. ... Sendo que, de qualquer forma, a compostagem caseira é uma ótima iniciativa (para saber qual tipo de composteira melhor se adequa às suas necessidades).
Adquira minhocas californianas (Eisenia hortensis) para sua composteira caseira. Cerca de 450 gramas de minhocas desse tipo é o ideal para começar. Não se preocupe pois geralmente elas mesmas fazem o controle da população.
Elas são muito utilizadas no processo de compostagem pois se alimentam do resíduo orgânico transformando-o em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus. A utilização de minhocas na compostagem acelera o processo de decomposição e transformação do lixo orgânico em adubo.
Os benefícios da compostagem
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável.
As minhocas podem começar a fugir da composteira devido a condições do ambiente. Se faltar comida na sistema ou se a umidade estiver muito alta, elas irão escapar da composteira e provavelmente morrer, portanto é importante seguir os passos já explicados anteriormente para controlar esses fatores.
Após alguns dias, as minhocas migrarão para o alimento fresco, facilitando assim a retirada do húmus. Você pode também peneirar o húmus em uma peneira de feijão ou o espalhar em um jornal para separar as minhocas com a mão, devolvendo-as à caixa.
Quem procura um processo de compostagem mais rápido pode optar pela compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, que também pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira doméstica.
Para se entender como a composteira funciona, primeiro é necessário que seja explicado o que é a compostagem, vamos lá?
Compostagem seca: Neste tipo de compostagem, apenas os microrganismos agem no composto, o que deixa o processo um pouco mais demorado. Se você mora em um apartamento ou em uma casa pequena, o esperado é que você não disponha de lugares abertos ou de muito tempo.
Existem dois tipos de compostagem, sendo eles: Vermicompostagem: Este tipo de compostagem é realizado a partir da ação de minhocas para ajudar os microrganismos que já existem em sua compostagem a fazer a decomposição da matéria orgânica.
Qual a melhor câmera de segurança 1 3 ou 1 4?
Qual o objetivo do acolhimento dos alunos?
Quantas vezes devo esfoliar a virilha?
Qual é o sinônimo de dimensões?
Como usar a erva abre caminho?
Qual a maior operadora dos Estados Unidos?
Qual a melhor pomada para contratura muscular?
Quais são as três diretrizes de certificação da sustentabilidade ISO?
Onde fala sobre poligamia na Bíblia?
Como fortalecer útero após curetagem?
O que mais excita uma escorpiana?
Como ativar o McAfee com a chave?
Quanto tempo demora o efeito do diurético?
Quantas sagas tem Dragon Ball clássico?
Quando falamos de uma célula né uma célula 2n estamos nos referindo a respectivamente?
São exemplos de pronomes possessivos do inglês exceto?
Como sair da tela nenhum comando do Android?