O procedimento é simples: colocam-se os resíduos orgânicos produzidos no dia pelo domicílio em uma das caixas e cobre-se com matéria vegetal seca (serragem ou folhas secas). Em aproximadamente 60 dias, as minhocas nas caixas já fizeram seu trabalho, se alimentando dos resíduos, transformando-os em húmus.
A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e compostagem do material orgânico, onde o lixo orgânico será transformado em húmus. ... Sendo que, de qualquer forma, a compostagem caseira é uma ótima iniciativa (para saber qual tipo de composteira melhor se adequa às suas necessidades).
Adquira minhocas californianas (Eisenia hortensis) para sua composteira caseira. Cerca de 450 gramas de minhocas desse tipo é o ideal para começar. Não se preocupe pois geralmente elas mesmas fazem o controle da população.
Elas são muito utilizadas no processo de compostagem pois se alimentam do resíduo orgânico transformando-o em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus. A utilização de minhocas na compostagem acelera o processo de decomposição e transformação do lixo orgânico em adubo.
Os benefícios da compostagem
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável.
As minhocas podem começar a fugir da composteira devido a condições do ambiente. Se faltar comida na sistema ou se a umidade estiver muito alta, elas irão escapar da composteira e provavelmente morrer, portanto é importante seguir os passos já explicados anteriormente para controlar esses fatores.
Após alguns dias, as minhocas migrarão para o alimento fresco, facilitando assim a retirada do húmus. Você pode também peneirar o húmus em uma peneira de feijão ou o espalhar em um jornal para separar as minhocas com a mão, devolvendo-as à caixa.
Quem procura um processo de compostagem mais rápido pode optar pela compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, que também pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira doméstica.
Para se entender como a composteira funciona, primeiro é necessário que seja explicado o que é a compostagem, vamos lá?
Compostagem seca: Neste tipo de compostagem, apenas os microrganismos agem no composto, o que deixa o processo um pouco mais demorado. Se você mora em um apartamento ou em uma casa pequena, o esperado é que você não disponha de lugares abertos ou de muito tempo.
Existem dois tipos de compostagem, sendo eles: Vermicompostagem: Este tipo de compostagem é realizado a partir da ação de minhocas para ajudar os microrganismos que já existem em sua compostagem a fazer a decomposição da matéria orgânica.
O que é preciso para trabalhar como corretor de imóveis?
Como saber onde farei a prova do Encceja 2020?
Porque não consigo escrever no Photoshop?
Como saber se tenho dívida na CEEE?
Como saber onde meu E-mail está?
Como usar escova Bitufo interclean?
Qual a diferença do cocô de barata para o cocô de rato?
O que é rendimento tributável na DAA?
Como saber quem são os acionistas de uma empresa?
Como funciona o contador de contração?
Quem compra os títulos públicos federais?
Como tirar conta de gás do nome?
Como tirar o nome da câmera do Xiaomi?
Como mudar idioma no Zoom app?
Como fazer um jogo de tabuleiro Ludo?