Como ocorre o funcionamento da proteína p53 na ação antitumoral?

Pergunta de Mara Alice Costa Miranda Ribeiro em 30-05-2022
(32 votos)

Em condições de stress, particularmente por indução de dano no DNA, a proteína p53 bloqueia o ciclo celular, permitindo dessa forma o reparo do DNA ou promovendo a apoptose. Estas funções são efetuadas pela capacidade transcricional da proteína p53 que ativa uma série de genes envolvidos na regulação do ciclo celular.

Qual a função da proteína p53?

p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.


Como age a p53?

Como o gene RB, o p53 codifica uma proteína nuclear fosforilada com propriedades de ligação ao DNA. Ela age como um factor de transcrição e interage com vários outros genes.

Qual o papel da proteína p53 em células saudáveis?

A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.

Qual é a relação da investigação da mutação alteração da proteína p53 com a doença?

A relação entre mutações no p53 e clínica adversa já está bem estabelecida, o que reflete a importância de sua proteína na regulação e crescimento das células tumorais. Por exemplo, em LMC (leucemia mielóide crônica), embora o início da doença dependa da junção BCR/ABL, a progressão envolve alterações em p53 (21).

[AANTD #07] Oncogênese + Proteína p53


43 curiosidades que você vai gostar

Qual a relação entre p53 e câncer Qual o papel dos oncogenes?

A proteína p53 tem sua função supressora de tumor regulada de forma negativa, ou seja, inativada pelo gene Mdm2 (Murine doble minute 2). As alterações genéticas das células tumorais, como a superexpressão de Mdm2, afetam o estado funcional da p53.

Qual é o papel da proteína p53 nas células e por que esta mutação possibilitou a ocorrência de inúmeros tumores nas pessoas que a carregam?

Por exercer esta função de detecção de alterações no DNA e consequente correção ou morte celular, a proteína p53 é considerada como uma guardiã do genoma, e é um importante elemento na prevenção do desenvolvimento de tumores, sendo seu gene codificador classificado como gene supressor de tumor.

Qual o papel da p53 em células saudáveis requer resposta texto multilinha?

A proteina p53,tem um papel muito emportante que é guardar, proteger e detectar qualquer alteração no DNA ela tem uma função muito inportante que é de guarda o genoma e tambem de prevenção a qualquer tipo de tumor .

O que é p53 positivo?

A proteína p53 foi denominada "a guardiã do genoma" devido à sua capacidade de prevenir o acúmulo de alterações genéticas. Essa tarefa é efetuada mediante a parada do ciclo celular com a finalidade de evitar a replicação de DNA danificado e conseqüente proliferação celular desordenada.



Outras questões

Quais os benefícios do acetilcolina?

Quanto tempo leva para um cachorro morrer envenenado?

Qual a série para 3 anos?

Qual é a importância do vínculo afetivo entre professor e aluno?

O que é probióticos naturais?

Qual a melhor editora para publicar um livro?

Como saber se uma pessoa tem transtorno bipolar?

Qual a frequência da abundância?

Quanto é a TR da poupança?

O que acontece se romper o ligamento do tornozelo?

O que é a legitimidade das partes?

Quem Exu protege?

O que significa estar com os chakras abertos?

Qual o tijolo mais barato para construir muro?

Qual kV e mAs para tórax?

Quais são as principais características de um mapa?

Como baixar o instalador do Windows 7?

Quando o sinal analógico será desligado na Minha Cidade 2021?

Qual o feminino de apático?

Pode ter escada no recuo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com