Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNAS. Observa-se, portanto, que esse dogma demonstra todos os processos pelos quais os ácidos nucleicos podem passar. Temos o DNA, onde está contida a informação genética, que pode ser transcrito em moléculas de RNA.
O fluxo de informação é um processo de comunicação dinâmico, que ocorre em diferentes ambientes informacionais, com o objetivo de transmitir informações, com valor agregado, de um emissor para um receptor ou múltiplos receptores, visando responder as mais complexas necessidades informacionais e possibilitando a geração ...
Todas as informações genéticas de um indivíduo estão contidas em seus genes, podendo também, ser obtidas a partir do produto destes. Essas informações são hereditárias e únicas, ou seja, não existem duas pessoas que apresentem informações genéticas idênticas, excetos gêmeos monozigóticos (gêmeos idênticos).
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Os fluxos de informação são responsáveis pela busca, seleção, tratamento, armazenamento, disseminação e uso das informações necessárias aos processos organizacionais que resultam em conhecimento com valor agregado às necessidades dos projetos de inovação.
Os cromossomos são formados por histonas, proteínas que formam grupos que são englobados por moléculas de DNA. Estes conjuntos são chamados de nucleossomos e podem existir vários destes grupos em uma única molécula de DNA.
A molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese de proteínas é denominada de RNAm (RNA mensageiro). Para que ocorra a síntese proteica, a informação genética fluirá do DNA para o RNA e, em seguida, para as proteínas. Esse princípio é conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular.
O fluxo gênico está relacionado à mudança evolutiva na frequência dos alelos, a qual é causada pelo movimento de gametas entre populações de uma mesma espécie. Esta troca é mais comum e conhecida entre as populações de uma mesma espécie, no entanto, são conhecidos alguns casos de troca genética interespecífica.
Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.
A molécula de DNA encontra-se organizada em unidades funcionais, os genes. A informação contida no DNA é duplicada ( replicação) e transcrita em moléculas de RNA.
Com quantos pontos a carteira de motorista é suspensa?
Como por fotos no google earth?
Quanto tempo dura o alvará da Vigilância Sanitária?
Quanto custa colocar um chip num cão?
Qual é o nome da ferramenta utilizada para criar vetores?
Como por musica nos videos feitos no imovei?
Qual é o inseto mais perigoso do Brasil?
Quantos livros tem a Bíblia católica e evangélica?
Como sair do vermelho economia?
Como se iniciou o Primeiro Reinado?