Ouça em voz altaPausarSólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração (coesão) predominam neste caso.
Ouça em voz altaPausarEstado gasoso A forma e o volume da matéria nesse estado são variáveis. A forma da matéria em estado gasoso depende do recipiente que ocupa, não estando em um recipiente será disforme, assim como o ar que respiramos e não podemos ver. Um exemplo é o botijão de gás que apresenta gás comprido que ganhou certa forma.
Ouça em voz altaPausarO estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.
Ouça em voz altaPausarExiste ainda outra mudança de estado físico, que é a sublimação. Ela ocorre quando a substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa.
A mudança do estado líquido para o estado gasoso é chamada genericamente de vaporização, pois engloba, além da evaporação, outros dois processos: ebulição e calefação. Existem ainda outros processos de mudança de estado. São eles: No diagrama abaixo representamos os três estados físicos da matéria e as respectivas mudanças de estado:
Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao se chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido. Essa transição do gasoso para o líquido recebe o nome de condensação.
Dessa forma, determinada substância deverá naturalmente apresentar-se no estado gasoso, caso contrário poderá ser denominada de vapor, mas não de gás. Salienta-se que o “naturalmente” pressupõe para a química/física as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), padronizadas como uma temperatura de 25°C e uma pressão de 1 atm.
Aplicações práticas surgem da ausência de volume definido do gás, ou seja, sua capacidade de expandir-se e ocupar todo o volume do recipiente que o contém, quando, por exemplo, enchemos o pneu de um carro com ar atmosférico, ou um balão com gás hélio, ou ainda puxamos o êmbolo de uma seringa, fechando a outra extremidade.
Como foi a ocupação inicial de Fortaleza?
O que fazer para perder sobrepeso?
Como foi a organização social da América Portuguesa?
Em que bairro fica a TV Sergipe?
Como fazer porcelana personalizada?
Qual foi a causa da morte do rei Uzias?
O que é uma designação de audiência?
Como liberar o Firewall para um programa?
Como foi a ocupação da região da Austrália?
Qual o número do canal SBT Digital?
Como colocar notificação diferente para um contato?
Como sintonizar SBT digital manualmente?
Como personalizar a caixinha de pergunta no Instagram?
Como sincronizar o OneDrive do PC com o celular?
Como sincronizar o Kindle do PC com o celular?
Qual foi o papel da Igreja Católica na ocupação do vale amazônico?