Hormônios envolvidos no proCesso digestivo As células G do estômago secretam o hormônio gastrina em resposta à presença de alimen- to ou de estimulação neural. Este hormônio cai na circulação sanguínea e estimula as células parietais do próprio estômago a secretar a enzima pepsina e ácido.
Os hormônios que controlam a digestão são a gastrina, a secretina e colecistocinina. - A gastrina faz com que o estômago produza ácido que dissolve e digere alguns alimentos. Também é necessária para o crescimento normal da mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.
Todo o processo do sistema digestivo é controlado pelo sistema nervoso e por hormônios. A fome, o cheiro e o gosto dos alimentos estimulam o cérebro a emitir sinais nervosos que vão, por sua vez, estimular as glândulas salivares e estomacais que irão lançar a saliva, as enzimas digestivas e o ácido clorídrico.
O controle neural da função gastrointestinal é predominantemente regido pelos neurônios intrínsecos do sistema nervoso entérico, embora possa haver modulação por parte de neurônios extrínsecos provenientes do sistema nervoso simpático, parassimpá- tico e neurônios sensoriais.
Aqueles que existem ao longo do aparelho digestivo fazem parte do chamado sistema nervoso entérico. O cérebro e a barriga comunicam-se através desta rede de nervos e respondem aos mesmos neurotransmissores. Isto explica porque é que o stress emocional pode causar um desconforto digestivo e vice-versa.
44 curiosidades que você vai gostar
Entre as funções desse sistema está a regulação das atividades corporais por meio de impulsos nervosos, onde ele captura as mudanças no ambiente e transmite informações para o corpo, como se fosse uma rede de comunicação do organismo.
Os neurônios que se originam centralmente projetando-se para o trato gastrointestinal são responsáveis pela manutenção das funções de digestão e absorção dos nutrientes provindos dos alimentos ingeridos, secreção, motilidade intestinal e defecação, mecanismos de defesa e perfusão vascular.
Motilidade gástrica
Os líquidos são esvaziados do estômago a uma velocidade exponencial; os sólidos inicialmente são retidos de modo seletivo no estômago até as partículas serem trituradas e atingirem tamanhos inferiores a 2 mm, quando então podem ser esvaziadas do estômago a uma velocidade linear.
O sistema gastrintestinal é regulado em dois níveis. Um nível de controle é exercido pelos sistemas nervoso central extrínseco e endócrino. Vale ressaltar neste ponto que é importante uma revisão do sistema endócrino e nervoso.
Como ver resultado de exames da Unimed pela internet?
Pode pegar peso no início da gravidez?
Como usar bomba de ar para encher bola?
Como usar a caneta da insulina Lantus?
Como tomar água de batata para gastrite?
Como resolver equações na calculadora do celular?
Como usar a canela para acelerar o metabolismo?
Como resolver expressão sem parênteses?
Como se localizar em uma bússola?
Como grifar alguma coisa no Word?
O que fazer quando não consigo acessar o Caixa Tem?
Como resolver inequações do 1 grau com parênteses?
O que são expressões numéricas 4º ano?
Como utilizar a caneta do PowerPoint?
Como resolver o erro 43 placa de vídeo?